Saberes populares, políticas culturais e participação social: duas experiências brasileiras
Popular knowledge, cultural policies and social participation: two Brazilian experiences
Palavras-chave:
Políticas culturais, Metodologias participativas, Sala do artista popular, Ponto de cultura, JanuáriaResumo
Nos últimos anos é notório o crescente número de projetos e iniciativas norteados por metodologias participativas e/ou colaborativas no Brasil, ligados a diferentes instituições, como universidades, museus, centros de pesquisa e de fomento às políticas públicas e recorrentemente voltados para comunidades periféricas e/ou tradicionais, pautados por discursos afirmativos, democratização de saberes e reconhecimento da diversidade cultural. No intuito de balizar o debate e expor alguns argumentos sobre este campo, propomos refletir de modo mais detalhado sobre algumas iniciativas desenvolvidas a partir dos anos 1980 na cidade de Januária (MG), voltadas ao campo do artesanal e paisagem sonora ditos tradicionais. Num momento em que se identifica um constante assédio em torno dos ditos “saberes populares”, parece-nos oportuno propor uma reflexão sobre os possíveis alcances destas práticas e os justos sentidos de protagonismo que de fato almejam.
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