Circularidade cultural e agenciamentos territoriais: uma apreciação teórico conceitual

Cultural circularity and territorial agencies: a conceptual theoretical appreciation

Autores

Palavras-chave:

Circularidade Cultural, Agenciamento Territorial, Candomblé, Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de circularidade cultural empregado pela Geógrafa Aureanice de Mello Corrêa, para analisar as diferentes formas de organização das práticas culturais afrorreligiosas no espaço. Trata-se de um conceito que, em âmbito geográfico, permite identificar a relação entre culturas distintas que se desdobram em territorialidades peculiares, que ora se agenciam, noutras se distanciam num mesmo território. Territorialidades, estas, que serão aqui abordadas a partir da análise das origens das tradições do candomblé presentes nas práticas “católicas” da Irmandade baiana de Nossa Senhora da Boa Morte constituídas, ainda no século XIX, a partir das alianças estabelecidas entre as mulheres - “as negras do partido alto” - que circulavam entre as cidades de Salvador e Cachoeira. Para tanto, o conceito em questão foi analisado sob à luz das categorias conceituais apresentadas pela autora ao longo de sua obra, entre outros textos pertinentes ao debate proposto. 

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Biografia do Autor

Emerson Costa de Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGEO/UERJ. E-mail: meloemersonc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4395-2517.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Costa de Melo, E. . (2020). Circularidade cultural e agenciamentos territoriais: uma apreciação teórico conceitual : Cultural circularity and territorial agencies: a conceptual theoretical appreciation. Caminhos Da História, 24(2), 79–93. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2617

Edição

Seção

Dossiê