Contribuições sobre o conceito de "populismo" e sua utilização para a análise de Montes Claros na década de 1980

Contributions on the concept of "populism" and its use to Montes Claros analysis in the 1980s

Autores

  • Ilva Ruas de Abreu Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Danniel Ferreira Coelho Faculdades Santo Agostinho

Palavras-chave:

Populismo, Política, Regime civil-militar

Resumo

O fim do regime civil-militar e a ascensão do PMDB como o maior partido do país provocou significativas alterações no contexto partidário brasileiro e essas também se refletiram em Montes Claros (MG). Apesar desse novo cenário que se delineava, houve também continuidades que são fundamentais para a compreensão deste momento e de suas consequências. O presente artigo buscará demonstrar como o mandato municipal 1983-1989 utilizou-se de recursos do governo federal, inclusive quando ainda estava sob a gestão militar, para desenvolver relações populistas, bem como demonstrar de que forma neste se entende o que vem a ser “populismo” a partir de uma releitura sobre este tema demonstrando como é heterogêneo e possibilita múltiplas leituras, e por fim optará por qual ótica julga apropriado enquadrar o caso de Montes Claros (MG) durante o mandato acima citado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilva Ruas de Abreu, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Economista, doutora em História pela UFMG, coordenadora do programa de pós graduação em História
da Universidade Estadual de Montes Claros.

Danniel Ferreira Coelho, Faculdades Santo Agostinho

Sociólogo, Mestre em História pelo programa de pós graduação em História da Universidade Estadual
de Montes Claros, Professor e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância das Faculdades Santo
Agostinho.

Referências

AARÃO REIS, Daniel.”O colapso do colapso do populismo ou a propósito de uma herança maldita”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1986.

COELHO, Roseli. Social democracia: formas e reformas. São Paulo: Humanitas, 2001.

COSTA, Hélio da. Trabalhadores, sindicatos e suas lutas em São Paulo (1943 1953). In: FORTES, Alexandre; NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Fernando Teixeira da; COSTA, Hélio da; FONTES, Paulo (Orgs).Na luta por direitos: estudos recentes em história social do trabalho. Campinas: Unicamp, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Editora Ática, São Paulo, 2000.

DUARTE, Adriano; FONTES, Paulo. O populismo visto da periferia: adhemarismo e janismo nos bairros da Moca e São Miguel Paulista, 1947-1953. Caderno AEL. Campinas: Unicamp, v. 11, n. 20/21, 2004.

FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira. In: O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

FERREIRA, Marcelo Valmor: Cidade de Porte Médio e Populismo: Montes Claros, um estudo de caso. Belo Horizonte, 2002.

FORTES, Alexandre. Formação de classe e participação política: E. P. Thompson e o populismo. Anos 90. Porto Alegre: UFRGS, v. 17, n. 31, p. 173-195, jul. 2010.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. 4ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1976.

GOMES, Ângela de Castro. “O populismo e as ciências sociais no Brasil: notassobre a trajetória de um conceito”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GOMES, Ângela de Castro. Reflexões em torno de populismo e trabalhismo. Vária História, Belo Horizonte, nº 28, dezembro 2002, p. 55-68.

IANNI, Octavio. A formação do Estado populista na América Latina 2. Ed. São Paulo: Ática, 1989.

LACLAU, Ernesto. Política e ideologia na teoria marxista: capitalismo, fascismo e populismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LÊNIN, Vladimir. Obras escolhidas em três tomos. Avante, Lisboa, 1979.

OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de. Nova cidade, velha política: poder local e desenvolvimento regional na área mineira do Nordeste. Maceió. EDUFAL, 2000.

OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de. O processo de desenvolvimento de Montes Claros (MG), sob a orientação da SUDENE. (1960-1980). (Dissertação). USP. São Paulo, 1996.

SILVA, Fernando Teixeira da; COSTA, Hélio da. “Trabalhadores urbanos e populismo: umbalanço dos estudos recentes”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história:debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

THOMPSON, Edward P. A Miséria da Teoria, ou um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, Edward P. A Formação da Classe Operária Inglesa. (3vols.) Trad. Denise Bottmann (vols. I e III); Renato Busatto Neto e Cláudia Rocha de Almeida (vol. II). São Paulo, Paz e Terra, 1987.

WEFFORT, F. O populismo na política brasileira. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

Downloads

Publicado

2015-01-02

Como Citar

Ruas de Abreu, I., & Ferreira Coelho, D. . (2015). Contribuições sobre o conceito de "populismo" e sua utilização para a análise de Montes Claros na década de 1980: Contributions on the concept of "populism" and its use to Montes Claros analysis in the 1980s. Caminhos Da História, 20(1), 65–80. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3178

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)