Das civilizações antigas à idade contemporânea: uma análise histórica da evolução do Direito
From ancient civilizations to the contemporary age: a historical analysis of the evolution of Law
Palavras-chave:
Direito, Civilizações antigas, EvoluçãoResumo
O presente trabalho tem como foco central o desenvolvimento do Direito enquanto Ciência Jurídica ao longo dos séculos. Fora analisado a esfera jurídica das principais Civilizações Antigas, contrapondo com o Direito Pós-Moderno. O objetivo deste artigo é apresentar as semelhanças entre os institutos jurídicos presentes na Idade Antiga e na Idade Contemporânea e como tais permitiram a construção de todo Ordenamento Jurídico. Nessa perspectiva, realizamos o estudo de quatro civilizações distintas da Idade Antiga (Civilização Agrafa, Mesopotâmia, Grécia e Roma) e seus respectivos instrumentos jurídicos. Funda-se tal estudo na observância da notória semelhança – e até mesmo réplica – de tais instrumentos presentes no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Sendo assim, apontamos como tese a importância do Direito das Civilizações Antigas como base para a evolução e lapidação do Direito Pós-Moderno.
Downloads
Referências
Fontes
JOHNS, Claude Hermann Walter (rev.) The encyclopaedia britannica: código de Hammurabi. 11. ed. M.A. Litt.D, 1910. Disponível: <http://www.faimi.edu.br/revistajuridica/downloads/numero6/codigo.pdf>.
Referências
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do
mal.14. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BARROS, José de Assunção. Teoria da História: os primeiros paradigmas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
CASTRO, Flávia Lages de. História do direito geral e do Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. ed. São Paulo: Global, 2003.
FREITAS, Alysson Luiz; MENDES, Renat Nureyev. Diálogo entre história e direito: conceitos, convergências e outros apontamentos. Revista da Faculdade de Direito de Uberlândia, v.41-2, p. 227-240, 2013.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX:1914 – 1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
WOLKMER, Antônio Carlos (Org.) Fundamentos de História do Direito. 8. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2014.