Entre pretensões e percalços agroindustriais: oeste do Paraná na segunda metade do século XX e início do século XXI
Between agro-industrial pretensions and setbacks: western Paraná in the second half of the 20th century and the beginning of the 21st century
Palavras-chave:
Pretensões agroindustriais, Produção rural, Tensão socialResumo
Este texto trata da confrontação entre pretensões e percalços agroindustriais. Discutimos como determinados empreendimentos, emergidos no Oeste do Paraná – na segunda metade do século XX e início do século XXI –,
constituíram-se em um campo de relações marcado por controvérsias. Destacamos um universo de tensão que supõe a desigualdade de condições, vividas entre industriais, proprietários rurais e trabalhadores rurais; mas, nem por isso, delimitado
pela onipotência dos interesses da gestão agroindustrial. Desse modo, sugerimos essa trama como um processo em curso, definido pela pauta de confrontações estabelecidas na própria experiência social.
Downloads
Referências
COSTA, Magda R. M. Trabalhadores em Santa Rita d’Oeste: problematizando modos de viver e trabalhar no campo e na cidade. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa deDesenvolvimento Educacional. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED-PR, 2014. 18p.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.
FREITAS, Sheille S. de; SANTOS, Carlos M. de S. Entre colonos e trabalhadores rurais: produção rendeira e assalariamento no Oeste do Paraná – Segunda metade do século XX e início do século XXI.2014 a. “Em publicação”.
______. Trabalhadores rurais e senhores de terra: nos campos da agroindustrialização no Oeste do Paraná na segunda metade do século XX e início do século XXI. Antíteses, Londrina, 2014b. “Em publicação”.
FUNDEMAC et al. Carta aberta da agricultura familiar. In: ROESLER, Douglas A. (Org.). Agricultura familiar: Qual o futuro? Marechal Cândido Rondon: Gráfica Líder/FUNDEMAC, 2000.
GREGORY, Valdir. Os eurobrasileiros e o espaço colonial: migrações no oeste do Paraná (1940-70). Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.MARSCHALL, Clédio R. Pequena propriedade e cooperativismo no Oeste do Paraná: um estudo a partir da Cooperativa Agroindustrial LAR. 199f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. 2005.
MÜLLER, Geraldo. Complexo agroindustrial e modernização agrária. São Paulo: HUCITEC/EDUC, 1989.
SANTOS, Carlos Meneses de Sousa. Horizontes abertos em caminhos de trabalhadores. Sobre localidade, regionalidade e globalização. In: VII Simpósio Nacional Estado e Poder - Sociedade Civil. Anais... Uberlândia: UFU, 20 a 22 de agosto 2012.
SILVA, José G. A modernização dolorosa – estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
VARUSSA, Rinaldo José. Disputas na Justiça do Trabalho: memórias e histórias a partir do Oeste do Paraná (Década de 1980 a 2000). Diálogos, Maringá, v.13, n.2, 2009, p.441-460.