A presença das "Mil e uma noites" na ficção televisiva e cinematográfica
The presence of "The thousand and one nights" in television and cinematographic
Palavras-chave:
Orientalismo, Orientalidade, MídiaResumo
O presente artigo se propõe a analisar a importância do livro de Antoine Galland, The Thousand and One Nights, conhecido na literatura brasileira como As Mil e Uma Noites na produção e elaboração de representações ocidentais em torno do Islã. Pode-se afirmar que as “mil e uma noites”, por se tratar de um texto aberto a múltiplas interpretações foi apropriado e reelaborado a partir do século XVIII, de forma contínua no seio das audiências ocidentais, se constituindo assim em fonte primária para a construção de um poderoso imaginário sobre o Oriente. Nesse sentido pode-se dizer que o livro se tornou um dos marcos fundadores do Orientalismo literário, servindo como modelo para a retratação do universo oriental. Produções midiáticas que manifestam imagens estigmatizadas egressas do Orientalismo literário e da “orientalidade” incluem desenhos animados, a exemplo de Aladim, Simbad e Pica-Pau, feitos cinematográficos em que se incluem o filme Príncipe da Pérsia, e ficções televisivas como O Clone, entre outras. A proposta deste trabalho é avaliar a intervenção e importância das “mil e uma noites” nestes distintos produtos midiáticos.
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Referências
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