Normal Superior Modular Emergencial: uma análise da experiência da Unimontes
Normal Superior Modular Emergencial: an analysis of Unimontes' experience
Palavras-chave:
UNIMONTES, Normal Superior, Formação de Professores, NeoliberalismoResumo
Dentro das atividades comemorativas dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES – faz-se imperativa a reflexão acerca das escolhas e políticas educacionais da instituição. O presente artigo, síntese de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, tem por objetivo refletir o processo de instalação do Curso Normal Superior Modular Emergencial e o papel da IES no contexto nacional. Em um primeiro momento, discute-se o cenário educacional brasileiro emergido das políticas neoliberais, “ditadas” pelos organismos internacionais. Em um segundo momento, enfoca-se o processo de instalação do Curso Normal Superior Modular Emergencial, dentro das reformas educacionais, marcadas pelo contexto econômico capitalista do ano de 1990. Para fundamentá-lo, utilizaremos um levantamento bibliográfico de referências do período, incluindo dados obtidos em sites específicos, bem como uma análise documental.