A imprensa periódica e a educação para a vida moderna em Montes Claros/MG: 1889-1926
The periodical press and education for modern life in Montes Claros/MG: 1889-1926
Palavras-chave:
modernidade, imprensa, Montes ClarosResumo
As primeiras décadas da República configuram-se como um período assinalado pelo desejo de modernização da sociedade. Para isso, diversas estratégias educacionais, formais ou não, foram adotadas. Entre tais estratégias, este estudo destaca a imprensa periódica da mais importante cidade do norte de Minas Gerais, Montes Claros. A partir da análise de quatro periódicos do município, foi possível problematizar o papel da imprensa na educação da população e analisar as peculiaridades da imprensa montesclarense.
Downloads
Referências
ADORNO, Sérgio. Os Aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BRITO, Gy Reis Gomes. Montes Claros: da construção ao progresso – 1917-1926. Montes Claros: Unimontes, 2006.
CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Oralidade, memória e narrativa: elementos para a construçãode uma história da cultura escrita. In: GALVÃO (et al). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 9-46.
GRAFF, Harvey. O mito do alfabetismo. Teoria & Educação, n.2, p.30-64, 1990.
LESSA, Simone Narciso. Trem de ferro: do cosmopolitano ao sertão, 1993. 2525. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 1993.
MANOEL, Ivan Aparecido. Igreja e educação feminina (1859-1919): uma face do conservadorismo. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.
MOREL, Marco; BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX . Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
OLIVA, Osmar Pereira. Literatura Oitocentista Montes-clarense: escrita, memórias e leituras. Barandina - Revista Eletrônica, Juiz de Fora, p. 1-12, maio de 2009.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Cad. Pesq., São Paulo, n. 103, p. 144-161, jul. 1998.
PENNA, Lincoln de Abreu. O avesso do poder: a história republicana através da imprensa oposicionista. Rio de Janeiro: Publit, 2008.
PERIOTTO, Marcília Rosa. O papel da imprensa no processo de construção da nação: a “vocação pedagógica” do Correio Braziliense. Revista HISTEDBR Online, Campinas, n.16, p. 61-83, dez. 2004.
VELOSO, Geisa Magela. A missão “desanalfabetizadora” do jornal Gazeta do Norte, em Montes Claros (1918-1938). 2008. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. 2008.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estuda do relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (Org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-40.