‘Alumiar a mente’: a instrução escolar dos discípulos Ana e Zezinho nas terras goianas em fins do século XIX

‘Brighten up the mind’: the schooling of disciples Ana and Zezinho in the state of Goiás at the end of the 19th century

Autores

  • Diane Valdez Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

infância, escola, literatura, história da educação

Resumo

Esse texto faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Infância e educação nos contos goianos”, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2010-2012). A pesquisa tem por finalidade ampliar os estudos de história da educação regional recorrendo à literatura goiana. Optamos, neste trabalho, pela literatura de Cora Coralina. Trata-se de escritos em formato de poemas ou contos inspirados nas lembranças da autora que viveu sua infância no final do século XIX. Os escritos de Cora apresentam várias leituras sobre a relação da infância com o ensino, a escola, a professora, os livros, as punições etc. Dados que registramos e propomos discutir neste artigo.

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Biografia do Autor

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).Mestre em
História (UFG) e doutora em Educação (UNICAMP). Pesquisadora na área de História da Educação e
integrante do Núcleo de Estudos e Documentação, Educação, Sociedade, Cultura (NEDESC). E-mail:
dvaldez@fe.ufg.br

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Publicado

2012-07-01

Como Citar

Valdez, D. . (2012). ‘Alumiar a mente’: a instrução escolar dos discípulos Ana e Zezinho nas terras goianas em fins do século XIX: ‘Brighten up the mind’: the schooling of disciples Ana and Zezinho in the state of Goiás at the end of the 19th century. Caminhos Da História, 17(1 e 2), 95–114. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3268

Edição

Seção

Dossiê