Educar e civilizar no sertão: rastros do imaginário social na experiência de escolarização da província de Goiás – século XIX

Educating and civilizing in the hinterland: traces of the social imaginary in the schooling experience in the province of Goiás - 19th century

Autores

  • Thiago F. Sant’Anna Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

História, Educação, Imaginário Social, Goiás

Resumo

O artigo busca fazer emergir os significados da experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás do século XIX associados às noções de progresso e civilização. Por meio de categorias oriundas da Análise de Discurso, procuramos interpelar fontes históricas como os textos dos relatórios de presidentes de província e artigos de jornais, ao visibilizar representações sociais que compunham o imaginário social que presidia a experiência de escolarização.

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Biografia do Autor

Thiago F. Sant’Anna, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Thiago Fernando Sant’Anna é doutor em História pela Universidade de Brasília e professor do Campus
Cidade de Goiás/Universidade Federal de Goiás. Email: tfsantanna@yahoo.com.br

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Publicado

2012-07-01

Como Citar

F. Sant’Anna, T. . (2012). Educar e civilizar no sertão: rastros do imaginário social na experiência de escolarização da província de Goiás – século XIX: Educating and civilizing in the hinterland: traces of the social imaginary in the schooling experience in the province of Goiás - 19th century. Caminhos Da História, 17(1 e 2), 115–128. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3269

Edição

Seção

Dossiê