Educação ambiental sob o enfoque da construção do espaço geográfico: recuperando o passado e compreendendo o presente
Environmental education from the perspective of building geographic space: recovering the past and understanding the present
Palavras-chave:
Educação ambiental, Análise espacial e temporal, Processo de ocupação urbanaResumo
Descreve-se como analisar a paisagem embasada num recorte temporal e espacial registrando fatos históricos que subsidiem estudos geográficos. As atividades podem ser aplicadas em qualquer recorte geográfico, desde que se apoiem em dados históricos. Para saber analisar, interpretar e opinar sobre a expansão urbana, procurando preservar o meio ambiente onde estão inseridos, é de suma importância que os alunos tenham conhecimento de como a sua cidade cresceu e se desenvolveu ao longo do tempo histórico. É possível desenvolver o olhar crítico do espaço onde vive o aluno, levando-o a avaliar o contexto deste lugar. Para este diagnóstico utilizam-se recursos didáticos de análise espacial e temporal, que contribuem para que os alunos compreendam as mudanças ocorridas durante o processo de ocupação e construção de sua cidade. O conhecimento geográfico leva os alunos a analisarem as dinâmicas socioculturais, correlacionandoas com as mudanças que provocam na natureza. O objetivo é propor um programa de educação ambiental voltado a despertar o interesse dos alunos em reconhecer os problemas ambientais, que ocorreram e ocorrem no processo de ocupação espacial. Ao final deste trabalho os alunos foram capazes de: desenvolver ações que impactem menos o ambiente; descrever os problemas ambientais locais; explicar e compreender as melhores formas de aproveitamento dos recursos naturais; analisar a expansão urbana através do estudo das categorias espaço etempo; despertar seu olhar para a compreensão e análise crítica da paisagem urbana; possibilitar o preparo do aluno para construir conceitos que o levem a buscar a reversão da degradação paisagística.
Downloads
Referências
BACELLAR, Carlos Almeida Prado; BRIOSCHI, Lucila Reis. (Org.). Na estrada do Anhanguera: uma visão regional da história paulista. São Paulo: Humanitas,1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília, DF: MEC : SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília, DF: MEC : SEF, 2000.
FINI, Maria Inês. (Coord.) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: geografia. São Paulo: SEE, 2008.
HUTCHISON, David. Educação ecológica: idéias sobre consciência ambiental. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental - 5ªsérie, 1º bimestre. Coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008.