Volley-ball e Basket-ball no sertão mineiro: o advento dos esportes americanos em Montes Claros-MG na primeira metade do século XX
Volley-ball and basket-ball in the hinterland of Minas Gerais: the advent of American sports in Montes Claros-MG in the first half of the 20th century
Palavras-chave:
História dos Esportes, Cidade, Modernidade, Cultura Esportiva, Educação EsportivaResumo
O presente artigo tencionou investigar a veiculação e desenvolvimento dos esportes americanos (voleibol e basquetebol) na cidade de Montes Claros, sertão de Minas Gerais, na primeira metade do século XX, e sua profunda relação com um evidente processo de incremento de uma cultura esportiva local. Como método, foram analisadas reportagens do principal periódico citadino no período, o “Gazeta do Norte”, disponibilizado pelo acervo do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR), organizado e gerenciado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Foi possível notar que, ao passo em que entidades como escolas e associações vão surgindo, algumas práticas esportivas destacam-se no projeto modernizador/civilizatório em curso, para além do decantado e popular futebol. Notadamente as noções de progresso e civilidade aparecem como justificativas para o crescimento dessas práticas, imbuídas do espírito de uma sociedade que almejava alcançar um padrão de cultura social elevado, com nítida referência às principais cidades brasileiras. A ocorrência dos festivais esportivos no período, com destaque às partidas de voleibol e basquetebol, acentua a busca da distinção de uma coletividade atenta às novidades modernas, especialmente pelo viés do esporte. Esse cenário, constitutivo de equipes competitivas/representativas, desembocaria com mais ênfase na construção da Praça de Esportes Minas Gerais (ou Montes Claros Tênis Clube). No entanto, todo este panorama representa um claro intento: a adesão ao processo civilizador e moderno, articulado ao particular contexto da cidade.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DANTAS JÚNIOR, H. S. Historiografia da educação física no século do espetáculo: reflexões acerca da "esportivização". Anais... JORNADA DO HISTEDBR, 7. 2007. Disponível em:< http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/03trab-autor-H.htm>. Acesso em: 07 set. 2018.
DIAS, C. Esportes nos confins da civilização: Goiás e Mato Grosso, 1866 – 1936c. Rio de janeiro: 7 Letras, 2018.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. 3.ed. São Paulo: Loyola, 1994.
HIRATA, E; STAREPRAVO, F. A. A história do basquetebol vista sob outra ótica. Anais... CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 8. Criciúma, 8 a 10 de setembro, 2016. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/schedConf/presentations>. Acesso em: 09 set. 2018.
MAZZONI, T. O esporte a serviço da pátria. São Paulo: Olympicus, 1945.
MAZO, J. Z; SILVA, C. F; FROSI, T. O. A associação cristã de moços e a propagação dos esportes em Porto Alegre. Kinesis, v.30, n.1, p.158-173, jan./jun. 2012.
PAULA, H. A. Montes Claros: sua história sua gente seus costumes. Belo Horizonte: Minas Gráfica Editora, 1957.
RENK, V.; COSTA, C.; BUENO, E. Revista de educação física (1930): a concepção eugênica de Getúlio Vargas e a figura feminina. Congresso Brasileiro de História da Educação. UFPB, 2017. Disponível em: <http://www.ixcbhe.com/arquivos/anais/eixo3/individual/4470-4483.pdf>. Acesso: 06 set. 2018.
SILVA, C. F.; MAZO, J. Z. . Associativismo esportivo porto-alegrense: uma história de manifestação da instrumentalidade do esporte. Movimento, v. 21, p. 377-389, abr./jun. 2015.
SILVA, E. J. Concepções da atividade física: perspectivas para o fortalecimento da Nação. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v.33, n. 2, p. 172-187, dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/2398/1875> Acesso em: 06 set. 2018.