A cena musical “blues” de Fortaleza 1989-1992: os primeiros momentos do Blues Pai D’Égua
The musical scene “blues” of Fortaleza 1989-1992: the first moments of Blues Pai D’Égua
Palavras-chave:
“Blues”, “Rock ‘n’ roll”, Fortaleza, Juventude, Cena musicalResumo
Este texto tem o objetivo de analisar os primeiros momentos da chamada cena musical “blues” em Fortaleza, entre os anos de 1989 e 1992. Nesse espaço de atuação marcado por uma produção musical e que posteriormente, na segunda metade da década de 1990, seria simbolicamente denominada de Blues Pai D’Égua, evidenciamos sujeitos os quais contribuíam para o desenvolvimento e efetivação do “blues” em Fortaleza. Quanto aos seus primeiros anos, a cena musical gradualmente se integrava e se destacava no contexto musical fortalezense por meio do crescimento do público, aumento de shows ou surgimento de artistas que participavam de diferentes shows em lugares como a barraca Kafua (na região litorânea da cidade, especificamente na Praia do Futuro). Ainda sobre essa cena musical identificamos sua ligação com as movimentações vinculadas ao “rock ‘n’ roll”, porque a presença de agentes que produziam esses dois gêneros musicais significava atuação para essas produções. Interligados, eles (por meio dos sujeitos envolvidos) construíam uma Fortaleza jovem e inquieta. Para fomentar teoricamente o texto apresentamos o conceito de cena musical; já em termos metodológicos evidenciamos principalmente os materiais hemerográficos com base em reportagens dos jornais O Povo e Diário do Nordeste (jornais de grande circulação no Ceará).
Downloads
Referências
BARBOSA, Leopoldo de Macedo. Sentimentos do blues: a cena e(m) personagens na cidade de Fortaleza 1988-1998. 2012. Monografia (Graduação em História), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.
BARBOSA, Leopoldo de Macedo. Fique escutando que eu vou aqui cantando meu Blues Pai D’Égua: a produção “blues” de Fortaleza entre relações e encontros 1989-1999. 2018. Dissertação (Mestrado acadêmico em História), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer 1. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1998.
CORREA, M. G. O conceito de gênero musical no repertório e nas áreas de antropologia, comunicação, etnomusicologia e musicologia. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 5, n. 2, 5 jun. 2019, p. 1-18.
FONSECA, Rafael Sânzio Nunes. A cena musical indie em Belo Horizonte: novos padrões de carreira no interior de uma cena local. Dissertação (Mestrado em Ciências sociais), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
GARSON, Marcelo. Bourdieu e as cenas musicais – limites e barreiras. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba – PR. Anais eletrônicos..., Curitiba: Universidade Positivo – PR, 2009.
JANOTTI JR., Jeder. War for Territory: cenas musicais, experiência estética e uma canção heavy metal. E-compós, Brasília, v. 17, n. 2, mai. / ago. 2014, p. 1-17.
MUGGIATI, Roberto. Blues – da lama à fama. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
RODRIGUES, Venize Nazaré Ramos. Espaço Urbano e Memória do Trabalho: Belém nos Meados do XX. In: SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de (ORG.). Populares na Cidade: Vivências de Trabalho e de Lazer. João Pessoa. Ideia, 2011, p. 13-37.
SÁ, Simone Pereira de. Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e cidades. In: JANOTTI JR., Jeder; GOMES, Itania Maria Mota (ORGS.). Comunicação e Estudos culturais. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 147-163.
STRAW, Will. Cenas Culturais e as Consequencias Imprevistas das Politicas Publicas. In: JANOTTI JR., Jéder; SÁ, Simone Pereira (ORGS.). Comunicações e territorialidades: Cenas Musicais. Guararema: Anadarco, 2013, p. 13-24.
STRAW, Will. “Systems of articulation, logics of change: Scenes and communitiesin popular music”.Cultural Studies, v. 5, n. 3, 1991, p. 361-375.