Pesquisador ou professor: o conflito identitário do historiador

Researcher or teacher: the conflict of historian identity

Autores

Palavras-chave:

Memória, Identidade, História

Resumo

Este artigo é originário da reflexão proposta pelo PPGH Unimontes sobre o tema da identidade social e da memória coletiva para o historiador. Esse tema foi deliberadamente desviado para a aplicação da noção de identidade e memória na observação da atuação do profissional historiador. Seja na sua atuação como pesquisador (da história) seja como professor (de história). Destacamos as diferentes abordagens que essa dupla atuação exige desse profissional e apontamos para uma possível resolução sobre o papel do historiador na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Ricardo de Aguiar Pacheco, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em História/UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação em História/UFRPE. E-mail: ricardo.pacheco@ufrpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1879-2910.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

de Aguiar Pacheco, R. . (2021). Pesquisador ou professor: o conflito identitário do historiador: Researcher or teacher: the conflict of historian identity. Caminhos Da História, 26(2), 218–230. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/4363

Edição

Seção

Artigos Livres