Propaganda e representação: analisando definições conceituais
Propaganda and representation: analyzing conceptual definitions
DOI:
10.46551/issn.2317-0875v27n1p.186-204Palavras-chave:
Propaganda, Representação, Teoria, Historiografia, História CulturalResumo
O presente artigo busca estudar a definição dos conceitos de representação e de propaganda, com o objetivo de delinear os limites de atuação de cada termo. Para essa atividade, serão observadas as análises de determinados autores cujos estudos demonstram as bases teóricas fundamentais de ambos, para posteriormente realizar a comparação dos significados individuais e apontar as suas aproximações ou divergências. Cada termo possui um grande espaço de debate com posicionamentos destoantes entre os acadêmicos, o que dificulta o estabelecimento de parâmetros estáveis de pesquisa. Ao contrapor as definições formadas por diferentes pesquisadores, procura-se esclarecer os pensamentos e as práticas apontadas na história que corresponderiam com um conceito ou com o outro, facilitando o exercício de sua identificação analítica juntamente com o aprofundamento da observação de seus efeitos na narrativa do passado. Assim, é o propósito desta análise identificar de qual forma os conceitos compartilham de características metodológicas na observação da sociedade, ressaltando a sua relevância para o exercício da pesquisa histórica e buscando incentivar uma abordagem mais aprofundada de ambos pela historiografia.
Downloads
Referências
BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi, vol. 5. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.
_________ . Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, v. 13, n. 24, p. 15-29, fev. 2012.
ELLUL, Jacques. Propaganda: the formation of men’s attitudes. Vintage, 1973.
FALCON, Francisco J. Calazans. História e representação. In CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir. Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
JOWETT, Garth S.; O'DONNELL, Victoria. Propaganda and persuasion. 5th ed. California: SAGE Publications, 2012.
MOSSE, George L. Nazi Culture: Intellectual, Cultural, and Social Life in the Third Reich. University of Wisconsin Press, 2003
RUBIN, Miri. What is Cultural History Now? in: CANNADINE, David (Ed.). What is History – Now?. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2002.
WELCH, David. Propaganda: power and persuasion. The British Library, 2013.