“Zombie”: terrorismo, violência e globalização nas trilhas do sucesso da banda “The Cranberries”

“Zombie”: terrorism, violence and globalization in the success track from “The Cranberries”

Autores

DOI:

10.46551/issn.2317-0875v28n1p.99-116

Palavras-chave:

terrorismo, violência, globalização, história, videoclipe

Resumo

O avanço tecnológico, notadamente no século XX, potencializou a criação de armas de destruição em massa que, da “metralha” aos armamentos nucleares, aterrorizou o mundo na Era da Catástrofe -1914-1945, termo empregado pelo historiador Eric Hobsbawm. Com essa mesma perspectiva, os tempos de Guerra-fria (1945-1991) também foram marcados pelo terrorismo, violência e avanço da indústria fonográfica, em que o rock and roll, principalmente no Woodstock de 1969, potencializaram as ações da contracultura com críticas à violência, ao Estado burocrático e ao capitalismo. A partir desse contexto, nos anos 1990, a banda The Cranberries, como a música Zombie, produzida em 1994, procurou criticar o terrorismo, inspirada no atentado de Warrington, na Inglaterra, que matou duas crianças Tim Parry, de 12 anos e Johnathan Ball, de 3 anos. A ação do grupo católico nacionalista IRA, além de inspirar a banda irlandesa, também justifica a análise do videoclipe da canção supracitada para investigarmos a relação da música e produções audiovisuais com o choque de civilização e as ações terroristas que persistiram e se fortaleceram, mesmo com o “apagar das luzes” da Guerra-fria, em 1991.

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Biografia do Autor

Alessandro de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor  em  História  Social.  Professor de História Moderna e Contemporânea do Departamento    de    História    da    Universidade    Estadual    de    Montes    Claros – UNIMONTES.    E-mail: hg6alessandro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3348-4489.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

de Almeida, A. (2023). “Zombie”: terrorismo, violência e globalização nas trilhas do sucesso da banda “The Cranberries”: “Zombie”: terrorism, violence and globalization in the success track from “The Cranberries”. Caminhos Da História, 28(1), 99–116. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v28n1p.99-116