Guerra oculta – Operação Kantokeun
Hidden war – Kantokeun Operation
DOI:
10.46551/issn.2317-0875v29n1p.12-27Palavras-chave:
URSS, Exército Vermelho, Mongólia, Exército Japonês, Segunda Guerra MundialResumo
“Guerra Oculta” traduz bem a visão com a qual o Ocidental, principalmente com o advento da Guerra Fria, tratou as hostilidades envolvendo a União Soviética e o Império do Japão entra 1937 a 1945. Durante tal período dois grandiosos exércitos testaram o que havia de mais moderno em equipamento e estratégias. Lutaram na terra, céu e na água, exerceram uma diplomacia vigorosa e constituíram um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial e seus conflitos prévios, no Extremo Oriente, somente após a derrota do Japão envolveria os Estados Unidos e o Reino Unido. A derrotada japonesa em 1939 para os soviéticos obrigou o governo de Tóquio a lutar no Oceano Pacífico desviando o foco anterior do Imperialismo/Militarismo japonês, ocasionando o fatídico ataque à Pearl Harbor. As operações soviéticas que evitaram que o Japão penetrasse na Mongólia e na URSS e freasse as suas ações na China, são até hoje largamente desconhecida, favorecendo uma visão de contenção do imperialismo japonês somente por parte de Washington. Podemos, a partir da análise do conflito levar luz a uma série de eventos centrais que orientaram os imperialismos fascistas nos anos de 1930 e 1940.
Downloads
Referências
KULKOV, E. Rjechevski, O. Tchelichev, I. A Verdade e a Mentira sobre a Segunda Guerra Mundial, Lisboa, Edições Avante, 1984.
MINASIÁN, M. La Gran Guerra Patria de La Union Soviética, Moscú, Editorial Progreso, 1975.
PALACIOS, Antonio García. La Guerra Oculta, Madrid, HRM Ediciones, 2ª Edición, 2020.
PITILLO, João C. P. Aço Vermelho Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial, Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2ª Edição, 2014.
RZHESHEVSKI, Oleg. Lecciones de La Segunda Guerra Mundial, Moscú, Editorial de La Agencia de Prensa Nóvosti, 1979.
ZHUKOV, G.K. Memorias y Meditaciones, Habana, Instituto Cubano Del Libro, 1969.