Mulher e professora negra: narrativa e memória no exercício de ensinar no período da pandemia de COVID-19, em Montes Claros, Minas Gerais
Woman and black teacher: narrative and memory in the exercise of teaching in the period of the pandemic of COVID-19, in Montes Claros, Minas Gerais
DOI:
10.46551/issn.2317-0875v29n1p.118-136Palavras-chave:
Histórias de Vida, Racismo, Gênero, Pandemia, Montes ClarosResumo
Em 2020, um novo cenário se apresentou a humanidade motivada pela pandemia do Coronavirus. Uma realidade impactante em várias dimensões, contudo, revelando novos desafios para o campo educacional e histórico, campos desse estudo. Como lidar com essa situação nas escolas, em especial, na rede pública e no ensino fundamental em Montes Claros, Minas Gerais? Frente a essa situação, como essa crise pandêmica do Covid-19 estabeleceu as relações envolvendo a educação, raça, classe e gênero? Como podemos “contar” as histórias de vida de mulheres professoras negras referente às suas práticas no processo de ensinar e aprender do ensino fundamental? Quais foram as suas vivências? Com essas indagações, a pesquisa objetivou estudar as narrativas e memórias de mulheres, professoras e negras, no exercício de ensinar nessa época, em Montes Claros. A metodologia utilizada constituiu da História Oral, contando com entrevistas de noves colaboradoras, entretanto, essa narrativa apresenta a história de, apenas uma delas, cujas percepções e vivências são similares. Essa é a história de uma colaboradora que perpassa as experiências coletivas. Constatou-se que, a pandemia surpreendeu a todos e, sobretudo o profissional escolar. Professoras foram obrigadas a adotarem novas medidas, alterando a rotina de trabalho, criando dinâmicas para o formato não presencial. Concluiu-se que, nesse período houve vários enfrentamentos para o exercício do ensinar, em especial nas escolas periféricas, como, por exemplo, falta de recursos tecnológicos e ciência do seu funcionamento.
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