Recompondo os sons do passado: a escuta de mulheres sobre a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964)

Reconstructing the sounds of the past: listening to women about the De Pé no Chão Também se Aprende a Ler campaign (1961-1964)

Autores

DOI:

10.46551/issn.2317-0875v29n2p.60-76

Palavras-chave:

Escuta Sensível, Mulheres Potiguares, Campanha Educacional, Sons do Passado, De pé no chão

Resumo

A campanha educativa De Pé no Chão Também se Aprende a Ler foi criada no ano de 1961, durante a gestão municipal de Djalma Maranhão na cidade de Natal, visando erradicar o analfabetismo e valorizar a cultura popular. A iniciativa contou com a assessoria do educador Paulo Freire e com a mobilização de parte da juventude que ansiava por transformar a realidade através da educação. No tocante às atividades culturais, estas foram espelhadas no Movimento de Cultura Popular (MCP) de Recife/PE, envolvendo a colaboração de mulheres em atividades-chave da administração municipal. Com o golpe civil-militar de 1964, essas mulheres foram presas, acusadas de subversão, e tiveram suas vidas transformadas pelo recrudescimento do regime militar. Metodologicamente, o presente estudo envolveu a pesquisa histórica e a entrevista vinculadas à Análise Compreensiva do Discurso elaborada por Kaufmann (2013), tendo como base a escuta sensível de cinco mulheres, além da análise de documentos de governo e de periódicos locais. Como resultado, através da perspectiva das mulheres, desvelamos aspectos peculiares da implementação das atividades educacionais, notadamente o êxito da alfabetização de adultos na cidade de Natal e a conjuntura política, eivada pela polarização e por disputas pela hegemonia local.

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Biografia do Autor

Roselia Cristina de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A campanha educativa De Pé no Chão Também se Aprende a Ler foi criada no ano de 1961, durante a gestão municipal de Djalma Maranhão na cidade de Natal, visando erradicar o analfabetismo e valorizar a cultura popular. A iniciativa contou com a assessoria do educador Paulo Freire e com a mobilização de parte da juventude que ansiava por transformar a realidade através da educação. No tocante às atividades culturais, estas foram espelhadas no Movimento de Cultura Popular (MCP) de Recife/PE, envolvendo a colaboração de mulheres em atividades-chave da administração municipal. Com o golpe civil-militar de 1964, essas mulheres foram presas, acusadas de subversão, e tiveram suas vidas transformadas pelo recrudescimento do regime militar. Metodologicamente, o presente estudo envolveu a pesquisa histórica e a entrevista vinculadas à Análise Compreensiva do Discurso elaborada por Kaufmann (2013), tendo como base a escuta sensível de cinco mulheres, além da análise de documentos de governo e de periódicos locais. Como resultado, através da perspectiva das mulheres, desvelamos aspectos peculiares da implementação das atividades educacionais, notadamente o êxito da alfabetização de adultos na cidade de Natal e a conjuntura política, eivada pela polarização e por disputas pela hegemonia local.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Oliveira, R. C. de. (2024). Recompondo os sons do passado: a escuta de mulheres sobre a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964) : Reconstructing the sounds of the past: listening to women about the De Pé no Chão Também se Aprende a Ler campaign (1961-1964). Caminhos Da História, 29(2), 60–76. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v29n2p.60-76