Videogames e ficção científica: representações sobre o futuro caótico nos jogos eletrônicos da década de 1980

Video games and science fiction: representations about the chaotic future in electronic games of the 1980s

Authors

  • Cássio Remus de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Keywords:

Videogames, Ficção científica, Representações, Cultura de massas

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir as formas como a cultura de massa construiu as representações do futuro pessimista a partir dos jogos eletrônicos e demonstrar os meios como os videogames podem ser utilizados como objetos de pesquisa para tais fins. Utiliza-se, para este propósito, uma vasta bibliografia acerca das impressões da ficção científica moldadas durante os séculos XIX e XX, tal como obras que retratam a história dos jogos eletrônicos e seus consoles. Da literatura ao cinema, discorre-se sobre os primeiros games a abordar sugestões de distopias na história até Contra – a máxima da ficção científica dos videogames na década de 1980.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cássio Remus de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Published

2015-07-01

How to Cite

Remus de Paula, C. . (2015). Videogames e ficção científica: representações sobre o futuro caótico nos jogos eletrônicos da década de 1980: Video games and science fiction: representations about the chaotic future in electronic games of the 1980s. Caminhos Da História, 20(2), 89–114. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3161

Issue

Section

Artigos Livres