Tiburtina de Andrade Alves: (re)leituras das possibilidades de ser mulher em Montes Claros na primeira metade do século XX por meio da imprensa

Tiburtina de Andrade Alves: (re) readings of the possibilities of being a woman in Montes Claros in the first half of the 20th century through the press

Authors

  • Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Keywords:

História política, Cultura política, Imprensa, Mulheres, Montes Claros

Abstract

Montes Claros, cidade localizada no norte de Minas Gerais, organizava um Congresso do Algodão e Cereais em 1930, cuja divulgação, em especial nos jornais locais, circulava com informações sobre o evento. No entanto, esse momento foi palco de um acontecimento que mobilizou a cidade e a política nacional. Um tiroteio, revelando hostilidades entre as facções políticas locais, mas de âmbito estadual e nacional, se interpõe no meio do caminho. Ressaltamos que, o vicepresidente da República, Mello Vianna, estava presente e se encontrava inserido no tumulto, agravando, ainda mais, o movimento entre conservadores e liberais. Foi nesse conflito que emergiu a figura de uma mulher, Tiburtina Andrade Alves. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é ocasionar (re)leituras das possibilidades de ser mulher em Montes Claros na primeira metade do século XX por meio da imprensa e da atuação de Tiburtina Andrade Alves. Para tanto, as fontes de estudo constituíram, sobretudo de jornais, contando também com entrevistas e livros de memorialista e cronistas, visando entender esse episódio e o papel da mulher
na política e na sociedade. A imprensa constituiu como fonte e metodologia de pesquisa e a história oral, a possibilidade de outras memórias sobre o assunto. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em História pela
Universidade Severino Sombra (2004). Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes
Claros - Unimontes (1987). Professora assistente do Departamento de História da Unimontes, pesquisadora dos temas: política, Tiburtina, Montes Claros, representações, sertão e violência.

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutorado em História pela Universidade Federal e Uberlândia (2013) e Mestrado em História pela
Universidade Severino Sombra (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de
Montes Claros (1994), pós graduação lato-sensu em Ciências Sociais pela Unimontes e Gestão da
Memória: Arquivo, Patrimônio e Museu pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora do
Departamento de História da Unimontes. Tem experiência na área de História e Arquivo, atuando
principalmente nos seguintes temas: historiografia, cidade, memória, patrimônio cultural, arquivo.

References

BARROS, José D‘Assunção. O Campo Histórico. Rio de Janeiro: Cela, 2002.

BURKE, Peter. Imagens de indivíduos. In: Testemunha ocular: História e imagem. SANTOS, Vera Maria Xavier dos (Trad.). REIS FILHO, Daniel Ararão (Revisão Técnica). Bauru, S.P: EDUSC, 2004.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios da teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FACÓ, Rui. O desperta dos pobres do campo. In.: Cangaceiros e fanáticos: gênese e luta. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965. p. 59-76.

FALCON, Francisco Calazans. História e representação. In: Representações contribuição a um debate transdisciplinar. CARDOSO, Ciro Flamarion. MALERBA, Jurandir (Orgs.) Campinas, S. P.: Papirus, 2000.

LAHUERTA, Milton. Os intelectuais e os anos 20: Moderno, modernista, modernização. In: A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. DE LORENZO, Helena Carvalho e COSTA, Wilma Peres da (Org.) São Paulo: UNESP, 1997.

MORAIS, Aurino. Minas na Aliança Liberal e na Revolução de 1930. Belo Horizonte: Pindorama, 1933. p. 197-8. (Edição fac-similar com prefácio do deputado Bonifácio José Tamm de Andrada. Brasília: Câmara dos Deputados, 1990).

NASCIMENTO, Maria de Fátima Gomes Lima do. Tiburtina de Andrade Alves: entre as relações de poder e as representações sociais de uma mulher (Montes Claros na primeira metade do século XX). 2004. 199 f. Dissertação (mestrado em História) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2004.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 4 ed. São Paulo: Pontes, 2002.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconografia: temas humanísticos na arte do renascimento. 2 ed. Lisboa: Estampa. 1982.

PAULA, Hermes Augusto de. Montes Claros: sua história sua gente e seus costumes. Belo Horizonte: Minas Gráfica Editora Ltda. 1979.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In.: Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2) : 5-22, jul/dez 1990.

REMOND, René. Do político. In.: Por uma História Política. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996.

Published

2013-07-01

How to Cite

Gomes Lima do Nascimento, M. de F., & Luciene Cordeiro Reis, F. (2013). Tiburtina de Andrade Alves: (re)leituras das possibilidades de ser mulher em Montes Claros na primeira metade do século XX por meio da imprensa: Tiburtina de Andrade Alves: (re) readings of the possibilities of being a woman in Montes Claros in the first half of the 20th century through the press. Caminhos Da História, 18(2), 81–104. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3214

Issue

Section

Artigos Livres