‘Alumiar a mente’: a instrução escolar dos discípulos Ana e Zezinho nas terras goianas em fins do século XIX

‘Brighten up the mind’: the schooling of disciples Ana and Zezinho in the state of Goiás at the end of the 19th century

Authors

  • Diane Valdez Universidade Federal de Goiás (UFG)

Keywords:

infância, escola, literatura, história da educação

Abstract

Esse texto faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Infância e educação nos contos goianos”, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2010-2012). A pesquisa tem por finalidade ampliar os estudos de história da educação regional recorrendo à literatura goiana. Optamos, neste trabalho, pela literatura de Cora Coralina. Trata-se de escritos em formato de poemas ou contos inspirados nas lembranças da autora que viveu sua infância no final do século XIX. Os escritos de Cora apresentam várias leituras sobre a relação da infância com o ensino, a escola, a professora, os livros, as punições etc. Dados que registramos e propomos discutir neste artigo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).Mestre em
História (UFG) e doutora em Educação (UNICAMP). Pesquisadora na área de História da Educação e
integrante do Núcleo de Estudos e Documentação, Educação, Sociedade, Cultura (NEDESC). E-mail:
dvaldez@fe.ufg.br

References

BEZERRA, K. da C.Cora Coralina e o discurso da memória: um retrato da velha Goiás. In: In: BRITO. C. C.; CURADO, M. E.; VELLASCO, M. Moinho dotempo: estudos sobre Cora Coralina. Goiânia: Ed. Kelps, 1999, p. 78-90.

BRETAS, G. História da instrução pública em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1991.

BRITO. C. C. Escritor a e escritura: faces do itinerário poético-intelecyial de cora coralina. In: BRITO. C. C.; CURADO, M. E.; VELLASCO, M. Moinho do tempo: estudos sobre Cora Coralina. Goiânia: Ed. Kelps, 2009, p. 17-29.

CORALINA, C. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1978.

______. Meu livro de cordel. Goiânia: Livraria e Editora Cultura Goiana, 1976.

______. Estórias da casa velha da ponte. São Paulo: Global, 2001.

______. O tesouro da casa velha. São Paulo: Global, 2002.

______. Villa Boa de Goyas. São Paulo: Global, 2004.

CURADO, M. E. Aspectos irônicos na prosa coralineana. In: BRITO. C. C.; CURADO, M. E.; VELLASCO, M. Moinho do tempo: estudos sobre Cora Coralina. Goiânia: Ed. Kelps, 1999, p. 108-119.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

JOACHIM, S. Universalidade da região em Cora Coralina. In: Vintém de cobre - Revista, ano I, nº 1. Cidade de Goiás, 1999.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: SP: Editora da Unicamp, 2003.

SILVA, N. R. de A. Tradição e renovação educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975.

SILVA, O. A. Entre as névoas do tempo, a luminosidade da escrita. In: BRITO. C. C.; CURADO, M. E.; VELLASCO, M. Moinho do tempo: estudos sobre Cora Coralina. Goiânia: Ed. Kelps, 1999, p. 152-175.

TAHAN, V. B. Cora coragem, Cora poesia. São Paulo: Global, 1989.

Published

2012-07-01

How to Cite

Valdez, D. . (2012). ‘Alumiar a mente’: a instrução escolar dos discípulos Ana e Zezinho nas terras goianas em fins do século XIX: ‘Brighten up the mind’: the schooling of disciples Ana and Zezinho in the state of Goiás at the end of the 19th century. Caminhos Da História, 17(1 e 2), 95–114. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3268

Issue

Section

Dossiê