O fenômeno da educação na construção da história
The phenomenon of education in the construction of history
Keywords:
Pedagogia, educação, filosofia, Grécia antiga, históriaAbstract
Os princípios da Educação surgiram como norteadores dos direcionamentos da construção da civilização interferindo inclusive nos rumos da História. Na antiga Grécia todo ideal de cidadania refletia-se no que chamavam de Arete, ou seja, a virtude que todo cidadão deveria cultivar. A partir das reflexões dos primeiros pensadores e filósofos chegou-se a conclusão que este ideal
não era apenas inato, mas deveria ser ensinado. O nascimento da Paidéia na antiga Grécia demarcou o primeiro degrau no campo da Educação representando desta forma seu significado primordial. A partir daí a própria denominação Paidéia foi de certa forma adulterada para “Pedagogia”, quando a ideia original de formação de pensamento de homens livres foi sendo paulatinamente substituída pela prática de conduzir as gerações futuras.
Downloads
References
CAMBI, F. História da pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1999.
DILTHEY, W. Introducción a las ciências del espítitu. Trad. Julián Marias.
Prólogo José Ortega Y Gasset. Madrid: Alianza Editorial, 1980.
GADAMER, H. G. Verdade e método. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.
HEGEL, G. W. F. Introdução à filosofia da história. Trad. Orlando Vitorino. 4.
ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
JAEGER, W. Paidea, a formação do homem grego. Trad. Artur M. Pereira.
São Paulo: Martins Fontes, 1979.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto
Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NUNES, C. A. Prefácio. In: PLATÃO. Diálogos. Trad. Carlos Alberto Nunes.
Belém: Universidade Federal do Pará, 1980. vol. III e IV.
PLATÃO. Apologia a Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
______. Diálogos. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1980. v. III e IV.
POPPER, K. R. A sociedade aberta e seus inimigos. Trad. Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.