Maestras de la cultura popular en Belém-PA: la importancia de las mujeres para mantener y difundir la cultura popular

Masters of popular culture in Belém-PA: the importance of women in maintaining and disseminating popular culture

Autores/as

Palabras clave:

Cultura popular, Mestras, Saberes tradicionais, Protagonismo feminino, Belém

Resumen

O presente artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre a invisibilidade de mulheres e sua participação nas manifestações da cultura popular. Neste caso temos como recorte as atividades de Mestras que atuam na cidade de Belém-PA. Para tal reflexão, abordaremos temas sobre classe, gênero e raça fundamentados nos estudos de Scott (1989), Anzaldúa (2000), Haraway (1995), Carneiro (2011) e Curiel (2007). A partir da coleta de dados nas secretarias de cultura estadual e municipal verificamos um percentual de 55,7% de grupos liderados por mulheres nas mais diversas manifestações tais como: Quadrilhas Juninas, Pastorinhas, Pássaro Junino, Cordão de Pássaro e Bicho e Boi-bumbá. Apesar deste número significativo de mulheres na liderança de grupos, o reconhecimento de seu protagonismo ainda não tem merecido destaque, seja pelos órgãos públicos, academia e sociedade em geral. No campo de estudos da Cultura Popular no Brasil as mulheres também têm sido invisibilizadas como protagonistas. Acreditamos que este artigo contribua para uma nova perspectiva nesta área de estudo que é de (re) pensar o papel da mulher na produção, transmissão e divulgação das manifestações populares seja para sua comunidade como para a sociedade em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorgete Maria Portal Lago, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Licenciada em Educação Artística-habilitação Música, pela Universidade do Estado do Pará. Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. Docente dos Cursos de Licenciatura Plena em Música, Pedagogia, Letras, História com disciplinas sobre Arte e Sociedade. E-mail: jorgetelago@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0540-2362.

Citas

BENTO, Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray e BENTO, Maria Aparecida (orgs). Psicologia Social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petropólis, RJ: Vozes, 2002, p. 25-58.

CARDOSO, Claudia Pons. Outras falas: feminismos na perspectiva das mulheres negras brasileiras. Salvador. 2012. 383f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo- Universidade Federal da Bahia, 2012

CURIEL, Ochy. Crítica poscolonial desde lasprácticas políticas del feminismo antirracistas. Nómadas. Colômbia, n.26, 2007. P.92-101.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. São Paulo, n. 5, 1995, p. 07-41.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Disponível em www.observem.com.

SEGATO, Rita. Raça é signo. Série Antropologia. Brasília, n. 372, 2005, p.02-16..

WERNECK, Jurema Pinto. O samba segundo as Ialodês: mulheres negras e a cultura midiática. Rio de Janeiro, 2007. 318f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007

Publicado

2020-05-26

Cómo citar

Portal Lago, J. M. (2020). Maestras de la cultura popular en Belém-PA: la importancia de las mujeres para mantener y difundir la cultura popular: Masters of popular culture in Belém-PA: the importance of women in maintaining and disseminating popular culture. Caminhos Da História, 24(1), 154–168. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2603

Número

Sección

Dossiê