Contribuições sobre o conceito de "populismo" e sua utilização para a análise de Montes Claros na década de 1980
Contributions on the concept of "populism" and its use to Montes Claros analysis in the 1980s
Palabras clave:
Populismo, Política, Regime civil-militarResumen
O fim do regime civil-militar e a ascensão do PMDB como o maior partido do país provocou significativas alterações no contexto partidário brasileiro e essas também se refletiram em Montes Claros (MG). Apesar desse novo cenário que se delineava, houve também continuidades que são fundamentais para a compreensão deste momento e de suas consequências. O presente artigo buscará demonstrar como o mandato municipal 1983-1989 utilizou-se de recursos do governo federal, inclusive quando ainda estava sob a gestão militar, para desenvolver relações populistas, bem como demonstrar de que forma neste se entende o que vem a ser “populismo” a partir de uma releitura sobre este tema demonstrando como é heterogêneo e possibilita múltiplas leituras, e por fim optará por qual ótica julga apropriado enquadrar o caso de Montes Claros (MG) durante o mandato acima citado.
Descargas
Citas
AARÃO REIS, Daniel.”O colapso do colapso do populismo ou a propósito de uma herança maldita”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1986.
COELHO, Roseli. Social democracia: formas e reformas. São Paulo: Humanitas, 2001.
COSTA, Hélio da. Trabalhadores, sindicatos e suas lutas em São Paulo (1943 1953). In: FORTES, Alexandre; NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Fernando Teixeira da; COSTA, Hélio da; FONTES, Paulo (Orgs).Na luta por direitos: estudos recentes em história social do trabalho. Campinas: Unicamp, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Editora Ática, São Paulo, 2000.
DUARTE, Adriano; FONTES, Paulo. O populismo visto da periferia: adhemarismo e janismo nos bairros da Moca e São Miguel Paulista, 1947-1953. Caderno AEL. Campinas: Unicamp, v. 11, n. 20/21, 2004.
FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira. In: O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FERREIRA, Marcelo Valmor: Cidade de Porte Médio e Populismo: Montes Claros, um estudo de caso. Belo Horizonte, 2002.
FORTES, Alexandre. Formação de classe e participação política: E. P. Thompson e o populismo. Anos 90. Porto Alegre: UFRGS, v. 17, n. 31, p. 173-195, jul. 2010.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. 4ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1976.
GOMES, Ângela de Castro. “O populismo e as ciências sociais no Brasil: notassobre a trajetória de um conceito”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOMES, Ângela de Castro. Reflexões em torno de populismo e trabalhismo. Vária História, Belo Horizonte, nº 28, dezembro 2002, p. 55-68.
IANNI, Octavio. A formação do Estado populista na América Latina 2. Ed. São Paulo: Ática, 1989.
LACLAU, Ernesto. Política e ideologia na teoria marxista: capitalismo, fascismo e populismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LÊNIN, Vladimir. Obras escolhidas em três tomos. Avante, Lisboa, 1979.
OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de. Nova cidade, velha política: poder local e desenvolvimento regional na área mineira do Nordeste. Maceió. EDUFAL, 2000.
OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de. O processo de desenvolvimento de Montes Claros (MG), sob a orientação da SUDENE. (1960-1980). (Dissertação). USP. São Paulo, 1996.
SILVA, Fernando Teixeira da; COSTA, Hélio da. “Trabalhadores urbanos e populismo: umbalanço dos estudos recentes”. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história:debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
THOMPSON, Edward P. A Miséria da Teoria, ou um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, Edward P. A Formação da Classe Operária Inglesa. (3vols.) Trad. Denise Bottmann (vols. I e III); Renato Busatto Neto e Cláudia Rocha de Almeida (vol. II). São Paulo, Paz e Terra, 1987.
WEFFORT, F. O populismo na política brasileira. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.