Segurança nacional, suspeição e sociedade disciplinar na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985)
National secutiry, suspection and disciplinary society in Brazilian Military Dictatorship
Palabras clave:
Ditadura, Suspeição, Disciplina, FoucaultResumen
O texto analisa como as leis de Segurança Nacional subsidiaram a estrutura oficial de espionagem e de delação espontânea que constituíram a “lógica da suspeição”, elemento fundamental para a compreensão da ditadura militar no Brasil. Para tanto, adotamos conceitos como “panoptismo” e “sociedade disciplinar” de Michel Foucault (2013) por considerarmos que a ditadura criou instrumentos legais que objetivavam implantar no corpo social uma vigilância onipresente, tornar tudo visível, ainda que ela mesma (a máquina da opressão cujas engrenagens eram os cidadãos comuns) fosse invisível.
Descargas
Citas
BARROS, Alexandre; CHAVES, Luiz Guilherme Bacelar. Escola Superior de Guerra (ESG). In.: ABREU, Alzira Alves et al. (org.). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós 1930. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001, pp.2018-2020.
BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAMPANHOLE, Adriano; CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. Compilação e atualização dos textos, notas, revisão e índices. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
COIMBRA, Cecília Maria Bouças. Doutrinas de Segurança Nacional: banalizando a violência. In.: Psicologia em Estudo, vol. 5, n.2. Maringá/PR, 2000.
D’ARAÚJO, Maria Celina; SOARES, Glaucio Ary Dillon; CASTRO, Celso. Os anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
FICO, Carlos. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FICO, Carlos. Regimes autoritários no Brasil republicano. Conferência realizada por ocasião das provas do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Titular de História do Brasil da UFRJ, 2011, online. Disponívelem: http://sibila.com.br/cultura/regimes-autoritarios-no-brasil-republicano/10441.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petropolis/RJ: Vozes, 2014.
GABEIRA, Fernando. O que é isso companheiro? Rio de Janeiro: Codreci, 1979.
MAGALHÃES, Marionilde Dias Brepohl. A lógica da suspeição: sobre os aparelhos repressivos à época da ditadura militar no Brasil. In. Revista Brasileira de História, vol. 17, n. 34. São Paulo, 1997.
SILVA, Márcia Pereira da. A defesa legal do arbítrio: Os governos militares e a cultura da legalidade (1964-1985). Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005.