A presença das "Mil e uma noites" na ficção televisiva e cinematográfica
The presence of "The thousand and one nights" in television and cinematographic
Palabras clave:
Orientalismo, Orientalidade, MídiaResumen
O presente artigo se propõe a analisar a importância do livro de Antoine Galland, The Thousand and One Nights, conhecido na literatura brasileira como As Mil e Uma Noites na produção e elaboração de representações ocidentais em torno do Islã. Pode-se afirmar que as “mil e uma noites”, por se tratar de um texto aberto a múltiplas interpretações foi apropriado e reelaborado a partir do século XVIII, de forma contínua no seio das audiências ocidentais, se constituindo assim em fonte primária para a construção de um poderoso imaginário sobre o Oriente. Nesse sentido pode-se dizer que o livro se tornou um dos marcos fundadores do Orientalismo literário, servindo como modelo para a retratação do universo oriental. Produções midiáticas que manifestam imagens estigmatizadas egressas do Orientalismo literário e da “orientalidade” incluem desenhos animados, a exemplo de Aladim, Simbad e Pica-Pau, feitos cinematográficos em que se incluem o filme Príncipe da Pérsia, e ficções televisivas como O Clone, entre outras. A proposta deste trabalho é avaliar a intervenção e importância das “mil e uma noites” nestes distintos produtos midiáticos.
Descargas
Citas
DEMANT, Peter. O Mundo Muçulmano. São Paulo: Contexto, 2004.
GALLAND, Antoine. As mil e uma noites. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. ( 2 volumes).
Gravação da novela O Clone pertencente ao Arquivo Pessoal de César Henrique de Queiroz Porto.
IORIO, Patrícia de Miranda. A menor distância entre dois mundos: um estudo sobre a representação do EU e do Outro em telenovelas de Glória Perez. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura – Literatura Comparada, defendida em 2010 na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFJR. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2010.
KELLNER, Douglas. Cultura da Mídia e Triunfo do Espetáculo, p. 119-147, in Sociedade Midiatizada. Org. Denis de Moraes. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MACEDO, José Rivair; MONGELLI, Lênia Márcia (Org.). A Idade Média no Cinema. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
OLIVER, Martyn Allebach. A Thousand and One Nights and the Construction of Islam in the Western Imagination. Submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy. Graduate School of Arts and Sciences. Boston: Boston University, 2009.
ORKUT. Você acha que a novela O Clone ensinou aspectos da religião muçulmana? Disponível em: <http://www.orkut.com.br/Main#CommPollResults?cmm=421652&pid=357726756&pct=1284208219>. Acesso em: 25 de jul. de 2011
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: Papirus, 1998.
SOUTHERN, R. W. Western Views of Islam in the Middle Ages. Massachusetts: Harvard University Press, 1962.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.