Construção de identidades pelas críticas cinematográficas: um estudo comparativo entre os Jornais Correio do Povo e o 5 de Abril
Construction of identities by cinematographic criticism: a comparative study between the Correio do Povo and 5 de Abril newspapers
Palabras clave:
Crítica cinematográfica, Imprensa, IdentidadesResumen
O presente estudo busca apresentar e analisar as críticas cinematográficas publicadas nos jornais Correio do Povo e O 5 de abril, durante o primeiro semestre de 1950, por meio da metodologia da análise de conteúdo. Entendidas como guias aos leitores, as críticas cinematográficas podiam influenciar a leitura do filme. Nesse sentido, buscou-se problematizar a relação entre elas e a construção das identidades em dois contextos distintos, Novo Hamburgo, local de produção e circulação de O 5 de abril, e Porto Alegre, capital, por meio do Correio do Povo, jornal de maior circulação no estado na época. Verificou-se, assim, relação mais estreita no primeiro caso, isto é, proximidade entre crítica e leitor, e, no segundo caso, um maior distanciamento e uma crítica mais especializada e completa.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BEHREND, Martin Herz. O 5 de abril. Porto Alegre: Metrópole Ind. Gráfica, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.
GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In. SILVA, Tadeu Tomaz da (Org.). Identidade e diferença. As perspectivas dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Faculdade de Educação. PUCRS/Curso de Pós-Graduação, 1999, pp. 5-31.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
PETRY, Leopoldo apud DREHER, Martin Norberto. O desenvolvimento econômico do Vale dos Sinos. Estudos Leopoldenses, Série História, vol. 3, n. 2, 1999.
PUHL, Paula Regina; SILVA, Cristina Ennes. O que vai pelos cinemas: a crítica cinematográfica e a construção das identidades. FAMECOS. Porto Alegre, vol. 18, n. 1, pp. 41-54, janeiro-abril, 2011.
RÜDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. 3. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2003.
SCHNEIDER, Sergio. Os colonos da indústria calçadista: expansão industrial e as transformações da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Revista Ensaios FEE, Porto Alegre, vol. 17, n. 1, pp. 298-323, 1996.
SILVA, Tadeu Tomaz da. A produção social da identidade e da diferença. In.______(Org.). Identidade e diferença. As perspectivas dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
______. Identidade e diferença. As perspectivas dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social crítica. Petrópolis: Vozes, 1998.
TROTELIS, Adriano Lima; BASSO, Luis Alberto. Porto Alegre: urbanização, sub-habitação e consequências ambientais. BGG (Boletim Gaúcho de Geografia) n. 37, Porto Alegre: pp. 109-116, mai. 2011.
TURNER, Graeme. O cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In. SILVA, Tadeu Tomaz da (Org.). Identidade e diferença. As perspectivas dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.