A metodologia da história oral em ensino e pesquisas históricas: algumas ponderações
The methodology of oral history in teaching and historical research: some considerations
Palabras clave:
Metodologia de História oral, Pesquisa, História-memória, Oralidade, Constituição social do conhecimentoResumen
A palavra “Conhecimento” tornou-se a chave para todo processo de inclusão histórica, cultural, social e institucional na humanidade e, inseridos nestes novos tempos, vem entretecendo os saberes, construções identitárias, compreensões
digitais e perspectivas cidadãs. Nesta linha de pensamento, é importante fomentar reflexões sobre o lugar da oralidade na construção do conhecimento científico e a importância da Metodologia de História Oral, que possibilita a reconstrução
do saber constituído, recuperado, organizado e democraticamente disseminado na sociedade. Não se refere aqui a um saber estanque ou fragmentado, mas um saber contextualizado, dinâmico e historicamente localizado. Em suma, fala-se de um saber, que se faz conhecimento científico, construído a muitas mãos e que representa a história e memória social de uma comunidade, de um povo, de uma nação, uma vez que quando se reflete sobre a função da oralidade, concluise que ela é alicerce de todo processo informacional. Sua universalidade e caráter democrático permitem a inclusão do homem como ser constitutivo de sua história e trajetória. Portanto, esforços e políticas de democratização informacional, precisam ser empreendidos em direção ao seu reconhecimento e disseminação, dessa ferramenta fundamental ao conhecimento do homem em seu universo social.
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena. Depoimento. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral da UFMG.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança não mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahat, 2003.
BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.BRANDÃO, Jacinto Lins. História Oral e memória no mundo grego. Encontro Nacional de História Oral, 5, 1999. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABHO/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UFMG, 1999. Mimeografado.
BREEN, Marcus. Informação não é conhecimento: teorizando a economia política da virtualidade. Journal of Compider Mediated Communication, v.3, n.1, p.1-16, dez. 1997.
CRUVIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral / Centro de Estudos Mineiros da UFMG.
ENRIQUES, Eúgene. Indivíduo, criação e história. In: ______. Connexions: perspectives psychanalytiques sur les conduites sociales. Paris, n.44, p.141-158, 1984. Mimeografado.
FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaína (Org.). Uso e abuso da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
FONTES, Carlos. Universo Sonoro. A Escrita Alfabética. Os Desvios da Tradição. Emergências Histórica da Filosofia. Disponível em: <http://afilosofia.no.sapo.pt/emergcia.htm>. Acesso em: 05 fev. 2005.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: ______. Enciclopédia Einaud. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984a. p.11-50.
LE VEN, Michel Marie. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2004. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários para Educação. São Paulo: Cortez, 2000.
PEREIRA, Ligia Maria Leite. “História Oral: Desafios e potencial na produção do conhecimento histórico” In: Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física, Escola de Educação Física da UFMG, Belo Horizonte, 22 a 26 de outubro de 1996.
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Relatos Orais: do indizível ao dizível: In: SINSON, Olga de Moraes Von (org). Experimentos com histórias de vida. São Paulo: Vértice, 1988. p.14-48.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SHIKIDA, Aparecida Maciel da Silva. Informação, História e Memoria: Constituição social da informação em relatos orais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2005.
______. Ouvir, sentir e contar: Histórias de Minha história. Congresso Internacional de História Oral e Educação. Buenos Aires, Argentina, 2007.
SILVA, Regina Helena Alves da. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.
THOMPSON, Paul. A voz do passado – história oral. São Paulo: Paz e Terra,1998.