Normal Superior Modular Emergencial: uma análise da experiência da Unimontes

Normal Superior Modular Emergencial: an analysis of Unimontes' experience

Autores/as

  • Andréa Maria Oliveira Versiani Santiago Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIP/MOC
  • Regina Célia Lima Caleiro Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palabras clave:

UNIMONTES, Normal Superior, Formação de Professores, Neoliberalismo

Resumen

Dentro das atividades comemorativas dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES – faz-se imperativa a reflexão acerca das escolhas e políticas educacionais da instituição. O presente artigo, síntese de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, tem por objetivo refletir o processo de instalação do Curso Normal Superior Modular Emergencial e o papel da IES no contexto nacional. Em um primeiro momento, discute-se o cenário educacional brasileiro emergido das políticas neoliberais, “ditadas” pelos organismos internacionais. Em um segundo momento, enfoca-se o processo de instalação do Curso Normal Superior Modular Emergencial, dentro das reformas educacionais, marcadas pelo contexto econômico capitalista do ano de 1990. Para fundamentá-lo, utilizaremos um levantamento bibliográfico de referências do período, incluindo dados obtidos em sites específicos, bem como uma análise documental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Maria Oliveira Versiani Santiago, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIP/MOC

Mestre em Desenvolvimento Social e docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros -
FIP/MOC.

Regina Célia Lima Caleiro, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em História, docente do Curso de Graduação em História, do Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento Social -PPGDS e do Programa de Pós-Graduação em História –PPGH /UNIMONTES

Publicado

2012-07-01

Cómo citar

Oliveira Versiani Santiago, A. M. ., & Lima Caleiro, R. C. . (2012). Normal Superior Modular Emergencial: uma análise da experiência da Unimontes: Normal Superior Modular Emergencial: an analysis of Unimontes’ experience. Caminhos Da História, 17(1 e 2), 35–48. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3233

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a