Educar e civilizar no sertão: rastros do imaginário social na experiência de escolarização da província de Goiás – século XIX
Educating and civilizing in the hinterland: traces of the social imaginary in the schooling experience in the province of Goiás - 19th century
Palabras clave:
História, Educação, Imaginário Social, GoiásResumen
O artigo busca fazer emergir os significados da experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás do século XIX associados às noções de progresso e civilização. Por meio de categorias oriundas da Análise de Discurso, procuramos interpelar fontes históricas como os textos dos relatórios de presidentes de província e artigos de jornais, ao visibilizar representações sociais que compunham o imaginário social que presidia a experiência de escolarização.
Descargas
Citas
A EDUCAÇÃO da Mulher. A Tribuna Livre: órgão do Club Liberal de Goyaz, Goiás, p. 1-4, 20 ago. 1881. Arquivo microfilmado do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos – Brasil Central.
AZEVEDO, Célia Marinho de. Onda Negra, Medo Branco: o negro no imaginário das elites. Século XIX. São Paulo: Annablume, 2004.
BARBOSA, Rui. Obras Completas de Rui Barbosa. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. Vol. X, Tomo III. Ministério da Educação e Saúde: Rio de Janeiro, 1947.
BULHÕES, Félix. Instrucção Secundaria. A Tribuna Livre: órgão do Club Liberal de Goyaz, Goiás, p. 1-2, 11 jun. 1881. Arquivo microfilmado do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos – Brasil Central.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro das sombras: a política imperial. 4 ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Renaud. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 7 ed. São Paulo: Unesp, 1999.
JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: ______ (Org). As Representações Sociais. Tradução de Lílian Ulup. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. A educação infantil no século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Orgs). Histórias e Memórias da Educação no Brasil: Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005. v. 2.
MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. O Império, o piano e o ensino da “miserável música” em Minas Gerais do século XIX. In: COSTA, Cléria Botêlho; MACHADO, Maria Salete Kern (Orgs.). Imaginário e história. Brasília: Paralelo, 1999.
MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. Um toque de gênero: história e educação em Minas Gerais (1835-1892). Brasília: UnB; FINATEC, 2003.
NAVARRO SWAIN, Tânia. Você disse imaginário? In: ______ (Org.). História no plural. Brasília: UnB, 1994, p. 55.
OLIVEIRA, A. de Almeida. O Ensino Publico. Obra destinada a mostrar o estado, em que se acha, e as reformas que exige a instrucção publica no Brazil. Vol. Único. Maranhão, 1874
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002, p. 30.
RELATORIO apresentado a Assembléa Legislativa Provincial de Goyaz pelo Exmo. Sr. Dr. Antero Cicero de Assis, Presidente da Provincia em o 1º. de Junho de 1871. Goyaz: Typographia Provincial, 1871. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1870-1874. Goiânia: UCG, 1999. v. 11
RELATORIO apresentado à Assemblea Legislativa Provincial de Goyaz na Sessão ordinária de 1858 pelo Exmo. Presidente da Provincia Dr. Francisco Januario da Gama Cerqueira. Goyaz: Typographia Goyazense, 1858. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1856-1859. Goiânia: UCG, 1997. v. 7.
RELATORIO apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de Goyaz pelo Exmo. Sr. Dr. Antero Cícero de Assis, Presidente da Provincia em 1º. de Junho de 1875. Goyaz: Typographia Provincial, 1875. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1875-1879. Goiânia: UCG, 1999. v. 12.
RELATORIO apresentado pelo Illm. e Exm. Sr. Dr. Aristides de Souza Spinola. Presidente da Província à Assembléa L. Provincial de Goyaz, no dia 1º. de Março de 1880. Goyaz: Typographia Provincial, 1880. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1880-1881. Goiânia: UCG, 2001. v. 13.
RELATORIO apresentado pelo Illm. e Exm. Sr. Dr. Aristides de Souza Spinola, Presidente da Provincia à Assemblea Provincial de Goyaz no dia 1º. de Junho de 1879. Goyaz: Typographia Provincial, 1879. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1875-1879. Goiânia: UCG, 1999. v. 12.
RELATORIO que a’ Assemblea Legislativa de Goyaz apresentou na sessão ordinaria de 1845 o Exmo. Presidente da mesma Provincia Dr. José de Assis Mascarenhas. Goyaz: Typographia Provincial, 1845. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS HISTÓRICOS – BRASIL CENTRAL. Memórias Goianas. Relatórios dos governos da Província de Goiás. 1845-1849. Goiânia: UCG, 1996. v. 4.
SAVIANI, Demerval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 2ª. ed. Rev. e ampl. Campinas. SP: Autores Associados, 2008, (Coleção memória da educação).
SCHWARCZ, Lília M. Retrato em Branco e Preto: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
VILLELA, Heloisa de O. S. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Elaine Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes;
VEIGA, Cynthia Greive. (Orgs). 500 Anos de Educação no Brasil. 3 ed. Autêntica, Belo Horizonte, 2003.
WOLKMER, Antônio Carlos. História do Direito no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.