Educação ambiental sob o enfoque da construção do espaço geográfico: recuperando o passado e compreendendo o presente

Environmental education from the perspective of building geographic space: recovering the past and understanding the present

Autores/as

  • Analúcia Bueno dos Reis Giometti Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/campus de Franca

Palabras clave:

Educação ambiental, Análise espacial e temporal, Processo de ocupação urbana

Resumen

Descreve-se como analisar a paisagem embasada num recorte temporal e espacial registrando fatos históricos que subsidiem estudos geográficos. As atividades podem ser aplicadas em qualquer recorte geográfico, desde que se apoiem em dados históricos. Para saber analisar, interpretar e opinar sobre a expansão urbana, procurando preservar o meio ambiente onde estão inseridos, é de suma importância que os alunos tenham conhecimento de como a sua cidade cresceu e se desenvolveu ao longo do tempo histórico. É possível desenvolver o olhar crítico do espaço onde vive o aluno, levando-o a avaliar o contexto deste lugar. Para este diagnóstico utilizam-se recursos didáticos de análise espacial e temporal, que contribuem para que os alunos compreendam as mudanças ocorridas durante o processo de ocupação e construção de sua cidade. O conhecimento geográfico leva os alunos a analisarem as dinâmicas socioculturais, correlacionandoas com as mudanças que provocam na natureza. O objetivo é propor um programa de educação ambiental voltado a despertar o interesse dos alunos em reconhecer os problemas ambientais, que ocorreram e ocorrem no processo de ocupação espacial. Ao final deste trabalho os alunos foram capazes de: desenvolver ações que impactem menos o ambiente; descrever os problemas ambientais locais; explicar e compreender as melhores formas de aproveitamento dos recursos naturais; analisar a expansão urbana através do estudo das categorias espaço etempo; despertar seu olhar para a compreensão e análise crítica da paisagem urbana; possibilitar o preparo do aluno para construir conceitos que o levem a buscar a reversão da degradação paisagística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Analúcia Bueno dos Reis Giometti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/campus de Franca

Profa. Dra. em Geografia na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -UNESP/campus
de Franca na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - FCHS, junto ao Departamento de Educação,
Ciências Sociais e Políticas Públicas (DECSPP). É professora do quadro da Pós-graduação em Serviço
Social. Atualmente exerce a chefia do Departamento DECSPP/ campus de Franca. E-mail:
analucia@franca.unesp.br

Citas

BACELLAR, Carlos Almeida Prado; BRIOSCHI, Lucila Reis. (Org.). Na estrada do Anhanguera: uma visão regional da história paulista. São Paulo: Humanitas,1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília, DF: MEC : SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília, DF: MEC : SEF, 2000.

FINI, Maria Inês. (Coord.) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: geografia. São Paulo: SEE, 2008.

HUTCHISON, David. Educação ecológica: idéias sobre consciência ambiental. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental - 5ªsérie, 1º bimestre. Coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008.

Publicado

2012-07-01

Cómo citar

Bueno dos Reis Giometti, A. . (2012). Educação ambiental sob o enfoque da construção do espaço geográfico: recuperando o passado e compreendendo o presente: Environmental education from the perspective of building geographic space: recovering the past and understanding the present. Caminhos Da História, 17(1 e 2), 129–140. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3270

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a