Política e poder em “Os Simpsons no Brasil”
Politics and power in “The Simpsons in Brazil”
Palavras-chave:
Poder, televisão, política, desenho, BrasilResumo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a empresa de turismo Rio Tur se incomodaram com o episódio dOs Simpsons, intitulado “O feitiço de Lisa”. Diante desse trauma, o impacto do desenho na política brasileira ficou evidente. A partir desse indício justificamos nossa análise e o recorte temporal, pois o então presidente da República brasileira chegou a exigir desculpas públicas do autor do desenho animado Matt Groening, além do fato de que a Rede Globo de televisão e a empresa de Turismo do Rio de Janeiro terem se posicionado publicamente contra a representação de Brasil expressa ironicamente no episódio “O feitiço de Lisa”. Neste a família Simpson viaja para o Brasil que é um país representado por valores fúteis, marcado por sequestros, sexualidade, pobreza, futebol, carnaval, favelas, corrupção, falta de crenças, dentre outras características pejorativas. Com o intuito de perceber a relação existente entre o poder midiático (televisão) na política, utilizaremos além do próprio episódio a análise de outras fontes como jornais, revistas, páginas de internet do autor ou mesmo de fãs que comentam o capítulo do desenho em evidencia. Dessa maneira, nos preocuparemos também com as percepções dos telespectadores acerca do episódio com vistas a nos aproximarmos das motivações que fizerem deste um desenho polêmico.
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