As práticas musicais não monumentalizadas da Minas setecentista na história da música no Serro e Diamantina por Francisco Curt Lange
The non-monumentalized musical practices of Minas in the history of music in Serro and Diamantina by Francisco Curt Lange
DOI:
10.46551/issn.2317-0875v28n1p.117-140Palavras-chave:
música no período colonial mineiro, revisita e releitura documental, Acervo Curt Lange, Serro e Diamantina, musicologia e história da músicaResumo
As pesquisas de Francisco Curt Lange em meados do século XX foram primordiais para situar Minas Gerais como um centro documental relevante no Brasil colonial. O curso da narrativa historiográfica foi redirecionada, novos músicos foram destacados e outras práticas e contextos musicais foram evidenciados. Recorrendo particularmente à pesquisa que este musicólogo desenvolveu sobre Serro e Diamantina setecentista, e disponibilizadas no Acervo Curt Lange da UFMG, este trabalho reflete sobre o lugar de Curt Lange em relação à narrativa musicológica e construção da história da música local a partir da documentação acessada. Assim, com base na revisita e releitura da documentação selecionada por Curt Lange, este artigo centra-se na visão e discurso contextual encontrado em relatos de viagem e escritos de memorialistas, onde se identificaram registros de práticas e manifestações musicais que permitem novos horizontes interpretativos à luz da atualidade musicológica.
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