Mulheres e participações políticas (Brasil, 1964)
Women and political participations (Brazil, 1964)
DOI:
10.46551/issn.2317-0875v28n2p.58-81Palavras-chave:
História das Mulheres, Participação política, Gênero, Resistências, BrasilResumo
O artigo é a narrativa dos protagonismos das mulheres militantes na oposição ao golpe e à ditadura militar implantada, desde 1964, no Brasil, a partir de diversas iniciativas políticas, inclusive em contraposição às ações das militantes golpistas, fundamentada na abordagem de gênero de linha marxista e no feminismo decolonial. A partir das articulações entre as suas vidas íntimas e públicas, excertos de suas biografias e inserções nos partidos e movimentos sociais de esquerda, procura-se evidenciar as relações históricas, dialéticas e materiais da interseccionalidade do sexo-social no processo da luta de classes, entendendo a história dessas mulheres atuantes no Recife como um micro-universo interferindo e desvendando a macroestrutura nacional e latino-americana, no bojo do movimento mais amplo de oposição às políticas de neocolonização orientadas pelo capitalismo internacional e organizadas pelos países imperialistas. Esta narrativa se faz na percepção da construção sociocultural da sujeita reveladora da estrutura político-econômica da resistência ao estado de exceção, ao mesmo tempo em que ressalta que a busca pelas origens psicológicas de ações nos eventos históricos narrados não é o princípio norteador da análise, concordando que a complexidade humana, dialeticamente observada, resulta objetivamente na história, sendo contestável qualquer alusão subjetiva sem fundamento na práxis.
Downloads
Referências
BEZERRA, Gregório. Memórias. São Paulo: Boitempo, 2011.
BUARQUE, Chico; MILANÊS, Pablo. Canción por la unidad latino-americana. Cuba/Brasil, 1978.
COELHO, Fernando. Direita volver: o golpe de 1964 em Pernambuco. Recife: Bagaço, 2004
DREIFUSS, Renè Armand. 1964, A Conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.
GALLINDO, José Felipe Rangel. O trotskismo no campo em Pernambuco: “o Jeremias das caminhadas”. Dissertação de História. Recife: UFPE, 2010.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Cia. das letras, 2002.
LEAL, Murilo. A Esquerda da Esquerda: trotskistas, comunistas e populistas no Brasil contemporâneo (1952-1966). São Paulo: Paz e Terra, 2003.
PACHECO, Eliezer. A Formação da Esquerda no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2008.
PAGE, Joseph A. A Revolução que Nunca Houve: o Nordeste do Brasil. 1955-1964. Rio de Janeiro: Record, 1972.
REIS, José Carlos. Escola dos Annales. São Paulo: Paz e Terra, 2000.