Novas formas comerciais e as expressões da centralidade urbana de Imperatriz – MA: uma análise a partir da instalação e dinamismo do Imperial Shopping
DOI:
10.22238/rc2448269220181601204232Palavras-chave:
Imperatriz. Centralidade Urbana. Shoppings Centers.Resumo
Neste artigo, são abordados aspectos fundamentais das novas formas comerciais e as expressões da centralidade urbana materializadas na cidade de Imperatriz. De início, são ressaltadas algumas considerações sobre o fenômeno urbano no Brasil que apresenta como traços característicos a complexidade e diversificação. Teve influência nesse cenário, distintas determinações, entre as quais ressaltamos: o desenvolvimento de atividades econômicas variadas que promoveram maior dinamismo das cidades, como é o caso da industrialização que favoreceu a expansão deste processo no centro-sul do país, a modernização do campo na região centro-oeste, influenciada pelo avanço e uso de novas técnicas. Os reflexos desse fenômeno são visíveis na realidade amazônica, onde se insere a cidade de Imperatriz que é objeto central deste estudo. Desse modo, tivemos a inquietação de compreender as expressões da centralidade urbana desenvolvida por esta cidade, através da instalação e dinamismo dos shopping centers. Esta investigação apoiou-se na adoção da abordagem marxista, fundamentada no uso do método dialético por entender que a realidade urbana se constrói de modo contraditório, ou seja, as cidades são edificadas por atores que apresentam interesses distintos. Esta construção método-lógica se apoiou ainda, nas contribuições fornecidas por Trivinos (2011) e Gil (2008). Utilizamos ainda, como técnicas para a coleta de dados: a observação simples e realização de entrevistas semiestruturadas.
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