Novas formas comerciais e as expressões da centralidade urbana de Imperatriz – MA: uma análise a partir da instalação e dinamismo do Imperial Shopping

Autores

DOI:

10.22238/rc2448269220181601204232

Palavras-chave:

Imperatriz. Centralidade Urbana. Shoppings Centers.

Resumo

Neste artigo, são abordados aspectos fundamentais das novas formas comerciais e as expressões da centralidade urbana materializadas na cidade de Imperatriz. De início, são ressaltadas algumas considerações sobre o fenômeno urbano no Brasil que apresenta como traços característicos a complexidade e diversificação. Teve influência nesse cenário, distintas determinações, entre as quais ressaltamos: o desenvolvimento de atividades econômicas variadas que promoveram maior dinamismo das cidades, como é o caso da industrialização que favoreceu a expansão deste processo no centro-sul do país, a modernização do campo na região centro-oeste, influenciada pelo avanço e uso de novas técnicas. Os reflexos desse fenômeno são visíveis na realidade amazônica, onde se insere a cidade de Imperatriz que é objeto central deste estudo. Desse modo, tivemos a inquietação de compreender as expressões da centralidade urbana desenvolvida por esta cidade, através da instalação e dinamismo dos shopping centers. Esta investigação apoiou-se na adoção da abordagem marxista, fundamentada no uso do método dialético por entender que a realidade urbana se constrói de modo contraditório, ou seja, as cidades são edificadas por atores que apresentam interesses distintos. Esta construção método-lógica se apoiou ainda, nas contribuições fornecidas por Trivinos (2011) e Gil (2008). Utilizamos ainda, como técnicas para a coleta de dados: a observação simples e realização de entrevistas semiestruturadas.

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Biografia do Autor

Laila Santos Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Imperatriz, Maranhão, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Bolsista de Iniciação Científica.

Jailson de Macedo Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Imperatriz, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. 

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

SILVA, L. S.; SOUSA, J. de M. . Novas formas comerciais e as expressões da centralidade urbana de Imperatriz – MA: uma análise a partir da instalação e dinamismo do Imperial Shopping. Revista Cerrados, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 204–232, 2018. DOI: 10.22238/rc2448269220181601204232. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1289. Acesso em: 16 nov. 2024.