Educação Ambiental no projeto “produção e elaboração de material didático no programa biodiversidade nas Costas – Parna Montanhas do Tumucumaque”

Autores

  • Eliane Cabral Silva Universidade Federal do Amapá – UFAP, Macapá, Amapá, Brasil.
  • Pablo Sebastian Moreira Fernandez Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5594-6990

DOI:

10.22238/rc24482692v15n22017p03a20

Palavras-chave:

Educação; Meio Ambiente; Ensino de Geografia; Trabalho de Campo.

Resumo

Esse texto tem por finalidade socializar as experiências vivenciadas durante a realização de uma das fases do Projeto de Extensão “Produção e Elaboração de Material Didático para Educação Ambiental a partir do Programa Biodiversidade nas Costas - PARNA Montanhas do Tumucumaque – Geografia” realizado no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O projeto teve por objetivos, contribuir para a formação e o aperfeiçoamento de alunos e professores do curso de Geografia a partir da elaboração de um material didático voltado para práticas de Educação Ambiental e que partiu do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Além das leituras e trocas de conhecimento, o grupo de pesquisadores realizou um Trabalho de Campo ao PARNA enquanto “repositório” de vivências e experiências geográficas com as paisagens, os lugares, os territórios, sujeitos, culturas e de práticas educativas nos campos do Ensino de Geografia e Educação Ambiental. Como resultados foram elaborados um conjunto de materiais didáticos, um GIBI (Quadrinho), jogo de tabuleiro e um Diário de Campo expressando e propondo narrativas geográficas sobre o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque a partir da experiência vivida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cabral Silva, Universidade Federal do Amapá – UFAP, Macapá, Amapá, Brasil.

Possui Graduação e Mestrado em Geografia, ambos cursados na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências.

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente/Instituto Chico Mendes de Conservação. Plano de Manejo: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Macapá, 2009.

DIEGUES, A. C. S. DesenvolvimentoSustentável ou Sociedades Sustentáveis – da crítica ao modelo aos novos paradigmas. Disponível em: http://www.preac.unicamp.br/eaunicamp/arquivos/diegues_rattner.pdf. Acessado em 08/05/2010.

DEBESSE ARVISET. A escola e a agressão do meio ambiente: Uma revolução pedagógica. Tradução de Gisela stock de Souza e hélio de Souza. Ed. Difel.1974.

FEITOSA, S. C. S.: Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de e educação. FEUSP, 1999. Retirado de: http://educampoparaense.org/site/media/biblioteca/pdf/18O_METODO_PAULO_FREIRE.pdf em 02/02/2013

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

NETO, Otávio C. O Trabalho de Campo como Descoberta e Criação. In: Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 19a.ed. Org. M. C. S. Minayo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.

REGO, N. et al. Geografia e Educação, Geração de Ambiências. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2000.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. Trad. L. Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do Meio Ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, E. C. .; FERNANDEZ, P. S. M. . Educação Ambiental no projeto “produção e elaboração de material didático no programa biodiversidade nas Costas – Parna Montanhas do Tumucumaque”. Revista Cerrados, [S. l.], v. 15, n. 02, p. 03–20, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n22017p03a20. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1305. Acesso em: 20 nov. 2024.