História em quadrinhos na análise geográfica do século XX: proposta de encaminhamento metodológico no ensino médio

Autores

  • Otacílio Lopes de Souza da Paz Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1273-2562
  • Ivandra Alves Ribeiro Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

DOI:

10.22238/rc24482692v15n22017p107a128

Palavras-chave:

Ensino; Geopolítica; Pós-guerras; Nova ordem mundial; Guerra fria.

Resumo

A Geografia enquanto componente curricular contribui para a formação de indivíduos capazes de analisar criticamente o espaço. Propostas alternativas no ensino de Geografia, em contrapartida à tradicional forma mnemônica e descritiva de ensino, destacam-se nas aulas, a citar: músicas, aulas de campo, recursos visuais, etc. Entre os recursos didáticos pautados na linguagem visual destacam-se as Histórias em Quadrinhos (HQ) como forma de expressão de realidades, podendo ser consideradas pontos de partida para a leitura do espaço geográfico. Objetiva-se explorar as HQ enquanto encaminhamento metodológico auxiliar nas aulas de Geografia em conteúdos ligados ao século XX, a citar: período pós-guerra, Guerra fria, Guerra do Vietnã e nova ordem mundial. As atividades ocorreram na disciplina “Prática de docência em ensino de Geografia no ensino médio”, componente curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A aplicação foi na turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Petróleo e Gás, do Setor de Educação Profissional (SEPT) da UFPR, em Curitiba - Paraná. Concluiu-se que as HQ contribuem no processo de ensino e aprendizagem, pois facilitam o processo cognitivo e auxiliam análises geográficas autônomas.

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Biografia do Autor

Otacílio Lopes de Souza da Paz, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ivandra Alves Ribeiro, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

PAZ, O. L. de S. da .; RIBEIRO, I. A. . História em quadrinhos na análise geográfica do século XX: proposta de encaminhamento metodológico no ensino médio. Revista Cerrados, [S. l.], v. 15, n. 02, p. 107–128, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n22017p107a128. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1309. Acesso em: 22 dez. 2024.