Avaliação do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem de Geografia

Autores

DOI:

10.22238/rc24482692v15n12017p312a329

Palavras-chave:

Geografia; Ensino-aprendizagem; Trabalho de campo.

Resumo

O trabalho de campo é um importante recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem, sendo um dos instrumentos de grande interesse para o ensino das mais diversas ciências nos níveis fundamental e médio. No entanto, são poucos os trabalhos que avaliam de forma quantitativa a importância do trabalho de campo, principalmente no que tange o ensino de geografia para escolares. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender a importância do trabalho de campo como método de pesquisa e de atividades didáticas nas aulas de Geografia, através de um método quantitativo. Para isso, utilizou-se da aplicação de um exercício avaliativo a dois grupos de alunos: o grupo controle (grupo formado por 12 alunos que foram submetidos à avaliação após participarem somente das aulas teóricas) e o grupo teste (grupo formado por 10 alunos que foram submetidos à avaliação após participarem das aulas teóricas e do trabalho de campo). Nossas pesquisas mostraram que houve diferença significativa entre os dois grupos. O grupo controle acertou, em média, 43,3% da avaliação, enquanto o grupo teste atingiu índices de acertos próximos a 84% das questões. Portanto é de extrema relevância que as entidades públicas e instituições de ensino invistam nessa prática de ensino, já que o trabalho de campo mostra ser uma atividade muito eficaz para consolidar o aprendizado discente.

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Biografia do Autor

Ertz Ramon Teixeira Campos, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES,Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Humberto Gabriel Rodrigues, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIP/MOC, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP/MOC).

Israelita David Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Bráulio De Freitas Brant, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é professor da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

CAMPOS, E. R. T.; RODRIGUES, H. G. .; RODRIGUES, I. D. .; BRANT, B. D. F. . Avaliação do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Revista Cerrados, [S. l.], v. 15, n. 01, p. 312–329, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n12017p312a329. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1363. Acesso em: 26 dez. 2024.

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