Avaliação do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem de Geografia
DOI:
10.22238/rc24482692v15n12017p312a329Palavras-chave:
Geografia; Ensino-aprendizagem; Trabalho de campo.Resumo
O trabalho de campo é um importante recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem, sendo um dos instrumentos de grande interesse para o ensino das mais diversas ciências nos níveis fundamental e médio. No entanto, são poucos os trabalhos que avaliam de forma quantitativa a importância do trabalho de campo, principalmente no que tange o ensino de geografia para escolares. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender a importância do trabalho de campo como método de pesquisa e de atividades didáticas nas aulas de Geografia, através de um método quantitativo. Para isso, utilizou-se da aplicação de um exercício avaliativo a dois grupos de alunos: o grupo controle (grupo formado por 12 alunos que foram submetidos à avaliação após participarem somente das aulas teóricas) e o grupo teste (grupo formado por 10 alunos que foram submetidos à avaliação após participarem das aulas teóricas e do trabalho de campo). Nossas pesquisas mostraram que houve diferença significativa entre os dois grupos. O grupo controle acertou, em média, 43,3% da avaliação, enquanto o grupo teste atingiu índices de acertos próximos a 84% das questões. Portanto é de extrema relevância que as entidades públicas e instituições de ensino invistam nessa prática de ensino, já que o trabalho de campo mostra ser uma atividade muito eficaz para consolidar o aprendizado discente.
Downloads
Referências
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para produção do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, 2004. 300 p.
BRAUN, Ani Maria Swarowsky. Rompendo os muros da sala de aula: O Trabalho de Campo na aprendizagem de Geografia. Ágora. Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 250-272, jan./jun. 2007. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/issue/view/11>. Acesso em: 28/12/2016.
CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessoa. Interdisciplinaridade em estudos do meio e trabalhos de campo: Uma prática possível. Olhares e Trilhas. Ano2. No. 2. p.33-46. 2001. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/view/292>. Acesso em: 28/12/2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Montes Claros. Dados do Censo Demográfico, 2014. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 25 dez. 2016.
JUNQUEIRA, Adalto Reis Martins. Trabalho de campo e transdisciplinaridade: uma experiência de ensino. Olhares e Trilhas. Ano2. No. 2. p.71-78. 2001. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/view/292>. Acesso em: 28/12/2016.
MAYRING, Ph. . Einführung in die qualitative Sozialforschung. Introdução à pesquisa social qualitativa]. (5ª ed.). Weinheim: Beltz, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais. Temas transversais: Meio ambiente e Saúde: primeiro e segundo ciclos. Brasília, 1997.
NUNES, Flaviana Gasparotti. Do abstrato ao concreto: trabalho de campo – reflexões iniciais. Formação. N. 7. p 95-99, 2000. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/issue/view/8>. Acesso em: 28/12/2016.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. 383 p.
RAEDER, Savio. Geography And Technological Innovation. Mercator. Fortaleza, v. 15, p. 77-90. 2016. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1147/667>. Acesso em: 28/12/2016.
SILVA, Elcione Maria da; MELO, Adriany de Ávila. Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.9, n. 25 Mar, p. 87-95. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/issue/view/758>. Acesso em: 28/12/2016.
SILVA, José Augusto da Silva. Formação didática-pedagógica e o ensino de Geografia. Formação. N. 7. p 39-42. 2000. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/issue/view/8>. Acesso em: 28/12/2016.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Pesquisa de Campo em Geografia. Geographia, Rj, n.7, julho, p 92-99. 2002. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/issue/view/8>. Acesso em: 28/12/2016.
TEIXEIRA, Jodenir Calixto. A nova Geografia. Formação. N. 7. p. 87-90. 2000. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/issue/view/100>. Acesso em: 28/12/2016.
VISENTINI, José William (org). Geografia e ensino: Textos críticos. Tradução Josette Giann. Campinas, Sp: Papirus, 4ª ed. 1995.
ZUBA, Janete Aparecida Gomes. O ensino da geografia na atualidade: Desafios e perspectivas. Revista Cerrados. v. 4, n. 1. p.109 -118. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/cerrados/article/view/4/6>. Acesso em: 28/12/2016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.