O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado

Autores

  • Raissa Oliveira Nunes Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Roberto Greco Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

Formação, Geografia, Estágio Supervisionado, PIBID.

Resumo

A Geografia sofre transformações inúmeras e constantes em tempos recentes, está presente nas diversas atividades cotidianas, perpassa por ambientes de ensino formais e informais. Influencia na política, nos momentos históricos, no contexto cultural de cada nação, nas estratégias econômicas e em decisões que envolvem o meio ambiente. Portanto o profissional educador tem de levar em consideração todos estes aspectos, pois, enquanto disciplina escolar tenta explicar a trama global de relações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia desenvolvida se deu a partir de levantamento bibliográfico com autores que discorrem sobre a temática Arroyo (2000), Callai (2010), Castanho (2004), Fonseca (2011); observação das intervenções no projeto PIBID e aplicação de questionário a 25 estudantes que participaram do projeto PIBID (primeiro semestre) de 2014 e que estavam cursando a disciplina estágio supervisionado em períodos de regência. Assim, cada dia é mais urgente educadores com o perfil inovador, que pontuam seu trabalho no domínio de conteúdo, ética e criatividade. Neste sentido, o professor precisa investigar seu trabalho, sua formação e função social tendo em vista sua prática, pois, quando conteúdos complexos são desenvolvidos paralelos a inventividade, podem depor aulas mnemônicas ou/e decorativas.

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Biografia do Autor

Raissa Oliveira Nunes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências.

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Ciências Naturais pela Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália) e doutorado em PhD School in Earth System Sciences Environment, r. Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMO/Itália). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências.

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Publicado

2016-06-26

Como Citar

NUNES, R. O.; GRECO, R. O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado. Revista Cerrados, [S. l.], v. 13, n. 01, p. 73–94, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1423. Acesso em: 26 dez. 2024.