Expressões de novas centralidades no espaço intra-urbano: a área central e o subcentro Major Prates em Montes Claros/MG
Palavras-chave:
Cidades médias. Centralidades. Área central. Intra-urbano. Subcentros.Resumo
Nas cidades médias as áreas centrais recebem grande circulação e fluxos de pessoas, mercadorias e capitais, que possibilitam o consumo e a dinâmica
econômica desses espaços. Um fenômeno importante na configuração atual dessas cidades é a descentralização da área central. A partir do crescimento
de Montes Claros/MG, sua área central transformou-se. Tal fator vem provocando a descentralização econômica e formação de novas centralidades, como os subcentros. Desta forma, o referido trabalho tem como objetivo discutir o subcentro Major Prates como expressão de novas centralidades de Montes Claros/MG. Para esse estudo realizou-se revisão da literatura sobre temática específica, bem como a utilização de fontes primárias (entrevistas). Foram feitas entrevistas com pessoas chaves, como os donos de empreendimentos comerciais e de serviços localizados no subcentro Major Prates que possuem filial na área central da cidade, a fim de compreender as razões da expansão de seus negócios para determinadas áreas da cidade.
Downloads
Referências
AMORIM FILHO, O. B., BUENO, M. E. T. e ABREU, J. F. Cidades de porte médio e o programa de ações sócio-educativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro –
SP, v. 2, n. 23-24, 33-46, 1982.
AMORIM FILHO, O.B. A Morfologia das Cidades Médias. Goiânia: Vieira, 2005.
CARLOS, A. F. A. A reprodução da cidade como negócio. In: CARLOS, A. F. A.; CARRERAS, C. (org.). Urbanização e Mundializacão: estudos sobre a metrópole. São Paulo: Contexto, p.29-37. 2005.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1989.
FRANÇA, I. S. de. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU – Uberlândia, MG, 2006. 240 f.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico de Montes Claros. Minas Gerais. 2000.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Coord. geral), Caracterização da atual configuração, evolução e tendências da rede urbana do Brasil: determinantes do processo de urbanização e implicações para a proposição de políticas públicas. Mimeografado, Brasília, 1999.
PINTAUDI, S M. São Paulo, do centro aos centros comerciais: uma leitura. In: In: OLIVEIRA, A. U. de; CARLOS, A. F. A. (org.). Geografia das metrópoles. São Paulo: Contexto, 2006. p.213-218.
SANTOS, M. Economia Espacial. São Paulo: Edusp, 2003.
SOARES, M. T. de S . Bairros, bairros suburbanos e subcentros. In:
BERNARDES, L. M. C.; SOARES, M. T. de S. (Orgs.) Rio de Janeiro: Cidade e
Região. Rio de Janeiro: Secretaria municipal de Cultura: Dep. Geral de Doc.
e Inf. Cultural, 1987, p. 121-133.
SOARES, B. R.. Repensando as cidades médias brasileiras no contexto da globalização. Presidente Prudente (SP): Pós-Graduação em Geografia –FCTUNESP, n. 6, 1999, p. 55-63.
SOARES, B. R.; BESSA, K. C. F. O. Especificidades da urbanização nas áreas de cerrado Brasileiro: a importância das cidades médias. Mimeo, 2000.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2a. edição. São Paulo: Fapesp, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2007 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.