Condicionantes naturais e antropogênicas dos processos erosivos na bacia do rio do Formoso em Buritizeiro (MG)

Autores

  • Fernanda Cristina Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Processos erosivos. Bacia do Rio do Formoso. Buritizeiro (MG). Condicionantes Naturais e Antropogênicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as condicionantes naturais e antropogênicas que ocasionam processos erosivos na Bacia do Rio do Formoso localizada no município de Buritizeiro (MG). A metodologia utilizada pauta-se em revisão bibliográfica, análise cartográfica da área de estudo e interpretação de imagens de satélite Landsat 3/ETM da mesma, em 1976 e 2006, para avaliar o desenvolvimento das atividades de uso e ocupação da área. O trabalho divide-se em três secções: a primeira apresenta as características gerais da área de estudo; a segunda aborda os condicionantes naturais dos processos erosivos na bacia hidrográfica em análise; a terceira parte dedica-se às condicionantes antropogênicas e, por fim, tece-se as considerações finais. A partir dessas premissas, percebe-se que as condicionantes naturais somadas às atividades inadequadas de uso e ocupação da área, têm contribuído significativamente com a ampliação e aceleração dos processos erosivos na Bacia do Rio do Formoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Referências

BAGGIO, H. A ocupação rural do município, aspectos ambientais e o uso da terra: resultados e discussões. In: BAGGIO, H. Alterações na paisagem natural e agrícola do município de Buritizeiro – MG: Implicações do plantio generalizado de eucaliptos e pinus no meio ambiente físico, biológico e sócio-econômico. 2002. Dissertação. (Mestrado em Geologia) Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais. 2002. p. 45-73.

BAGGIO, H. O município de Buritizeiro e a questão do pinus e eucaliptus: implicações do seu plantio homogêneo generalizado no meio ambiente físico, biológico e socioeconômico. In: RODRIGUES, L.; MAIA, C. (orgs). Cerrado em Perspectiva (s). Montes Claros: UNIMONTES, 2003. p.27-90.

BAGGIO, H.; HORN, A. H. Contribuições naturais e antropogênicas para a concentração e distribuição de metais pesados em sedimentos de corrente no Rio do Formoso, município de Buritizeiro – MG. Geonomos. v. 16, n. 2. Belo Horizonte: 2008. p.91-98. Disponível em:< http://www.igc.ufmg.br/geonomos. PDFs.16_2_91-98_Hernando>.Acesso em:18 jun. 2009.

GAMA, M. G. C. C.; DE PAULA, A. M. N. R.; LIMA S.C. Implantação da agricultura comercial no município de Buritizeiro, Cerrado Mineiro: o uso capitalista dos recursos naturais. Caminhos de Geografia. 1 (10). Uberlândia: Set./2003. p.1-12. Disponível em:< http://www.ig.ufu.br/caminhos_de_geografia.html>. Acesso em:18 jun. 2009.

SILVA, A. M.; SCHULZ, H. E; CAMARGO, P. B. Erosão e Hidrossedimentologia em Bacias Hidrográficas. 2 ed. São Carlos: Rima. 2007.

TRINDADE, W. M. Condicionante litoestruturais da origem e desenvolvimento de processos erosivos e arenização na bacia do Rio do Formoso – Buritizeiro/ MG. Pirapora, 2007. p.80f. Monografia (Conclusão de Curso em Geografia) – Universidade Estadual de Montes Claros, 2007.

VIANA, V. M.F.C. Estudo Geológico ambiental das Veredas do rio do Formoso no Município de Buritizeiro, Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006. p.102 f. Dissertação. (Mestrado em Geologia) – Universidade Estadual de Minas Gerais, Belo

Horizonte, 2006.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

SOUZA, F. C. R. de. Condicionantes naturais e antropogênicas dos processos erosivos na bacia do rio do Formoso em Buritizeiro (MG). Revista Cerrados, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 63–78, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2949. Acesso em: 22 jan. 2025.