Educação Ambiental no sertão das gerais: diagnóstico socioambiental das escolas municipais de Varzelândia/MG

Autores

  • Adnéya Cristine de Souza Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Priscilla Caires Santana Afonso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Varzelândia/MG. Norte de Minas. Escolas Municipais.

Resumo

Entendemos ser a educação ambiental um instrumento de mudança de atitudes e de formação de cidadãos críticos. O Projeto Educadores Ambientais no Sertão das Gerais tem como finalidade formar educadores ambientais multiplicadores em escolas municipais da microrregião de Montes Claros, mais especificamente nas escolas de Varzelândia, Patis, Juramento e Mirabela/MG. O primeiro município atendido pelo projeto é Varzelândia, onde foi realizado um diagnóstico sobre o município com o intuito de analisar os impactos ambientais que assolam a comunidade local. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é relatar os resultados do diagnóstico socioambiental realizado durante o segundo semestre do ano de 2010. Utilizamos uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, entrevistas com diretores, supervisores e professores das escolas envolvidas, além de trabalhos de campo. Pudemos perceber que Varzelândia apresenta indicadores positivos como o desenvolvimento do comércio e do setor agrícola, crescimento demográfico, relativa autonomia do setor de saúde e educação. Entretanto, tem uma economia relativamente dependente do Estado (Fundo de Participação dos Municípios) e conta com um dos piores indicadores no tocante ao esgotamento sanitário. As ações de educação ambiental têm como característica promover uma melhora das condições de vida com ações simples, que não resolverão todos os percalços diagnosticados, mas impactarão de forma positiva na comunidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adnéya Cristine de Souza Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmica do Curso de Geografia da Unimontes.

Priscilla Caires Santana Afonso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Geociências da Unimontes. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia UFU.

Referências

ANDRADE, M. C. Área de domínio da pecuária extensiva e semi-extensiva na Bahia e no Norte de Minas Gerais.Recife: SUDENE, Planejamento Regional, 1982. 497p.

AFONSO, P. C. S. PEREIRA, A. M. P. o processo de urbanização norte-mineiro: um perfil dos pequenos municípios. In: Anais do 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ. 2009. P. 1-15.

CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípio, história, formação de professores. 2ª ed. São Paulo: SENAC, 2000.

CHAGAS, Maria de Freitas. Lendo e escrevendo as realidades mineiras: estudos sociais. São Paulo: FTD, 1988.

ECONOMIA- VARZELÂNDIA MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.sites.google.com/site/varzelandiamg/economia>. Acesso em 8 de março de 2011.

GEOGRAFIA- VARZELÂNDIA MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.sites.google.com/site/varzelandiamg/geografia>. Acesso em 8 de março de 2011.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2005.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTÍSTICA. Dados do Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <>. Acesso em 7 de março de 2011.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTÍSTICA. IBGE: Cidades.Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <<http://www.ibge. gov.br>>. Acesso em 8 de março de 2011.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTÍSTICA. Produção Agrícola Municipal 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <<http://www.ibge.gov.br>>. Acesso em 12 de março de 2011.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTÍSTICA. Produção da Extração Vegetal 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <<http://www.ibge.gov.br>>. Acesso em 12 de março de 2011.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTÍSTICA. Produção da Pecuária Municipal 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <<http://www.ibge.gov.br>>. Acesso em 12 de março de 2011.

MEDINA, Naná Mininni e SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MONTES CLAROS. Projeto Educadores Ambientais no Sertão das Gerais. Montes Claros: Unimontes, 2011.

LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 189-272.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão (org.). Educação ambiental:reflexões e práticas contemporâneas. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas. 2007. Tese (Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

RODRIGUES, L. A formação econômica do Norte de Minas e o período recente. In: OLIVEIRA, M. F. DE (et al.). Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora da UNIMONTES, 2000.

SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA. Disponível em http://www.stn. fazenda.gov.br/estados_municipios.asp

TALAMONI, Jandira L. B e SAMPAIO, Aloísio Costa. Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

VELOSO, Gabriel Alves. Mapa dos Municípios Atendidos pelo Projeto Educadores Ambientais no Sertão das Gerais. Montes Claros/MG, 2011.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

FERREIRA, A. C. de S.; AFONSO, P. C. S. Educação Ambiental no sertão das gerais: diagnóstico socioambiental das escolas municipais de Varzelândia/MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 12, n. 01, p. 127–148, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2981. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)