As comunidades rurais do município de buritizeiro/MG e a importância do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE na saúde pública da população

Autores

  • Ana Ivânia Alves Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Gustavo Lino Mendonça Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Agricultura capitalista. Crise hídrica. Êxodo rural. SAAE. Abastecimento de água rural.

Resumo

O Município de Buritizeiro, localizado no norte do Estado de Minas Gerais, outrora rico em recursos hídricos sofreu,a partir da década de 70 do século XX, com a implantação do modelo capitalista no espaço rural que, entre outros impactos negativos, deixou um legado de escassez de oferta de água para as comunidades rurais que resistiram ao êxodo rural. Um dos principais atores que contribuíram para a manutenção da população que ainda vive no campo foi o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Buritizeiro–SAAE. Desde o ano de 2001 o SAAE instala e dá manutenção em sistemas de abastecimento de água rural chegando à marca de trinta comunidades atendidas, abrangendo a aproximadamente 86,17% da população rural buritizeirense. Os números apontam para uma experiência de sucesso que vai de encontro a Lei Federal11.445/2007 favorecendo a universalização do serviço de abastecimento de água e a manutenção do homem no campo. A experiência do SAAE Buritizeiro aponta para possibilidades de pesquisa e formulação de políticas públicas que subsidiem os serviços públicos municipais de saneamento a prestarem este importante serviço, especialmente nas regiões que sofreram com políticas desenvolvimentistas e cujo clima impõe longos períodos de estiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ivânia Alves Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Curso de Pós-Graduação Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP.

Gustavo Lino Mendonça, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Acadêmico de disciplina isolada, Organização do Espaço Rural do curso de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Diretor-Executivo do SAAE Buritizeiro.

Referências

BAGGIO, H.; HORN, A. H.; TRINDADE, W. M.; RIBEIRO, E. V. O Grupo Mata da Corda na Bacia Hidrográfica do Rio do Formoso e suas Feições Morfológicas Correlatas. UNIMONTES CIENTÍFICA, V, 9. N° 1, Jan/jun, 2007.

BOAVENTURA, Ricardo Soares. Vereda, berço das águas. Belo Horizonte: Ecodinâmica, 2007.

EXÉRCITO BRASILEIRO - EB. Relação de comunidades atendidas pela operação pipa: 2014 – Montes Claros: 55º Batalhão de Infantaria.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO - FJP. 1998. Anuário Estatístico 2000-2001. Belo Horizonte.

GAMA, Maria das Graças C. Cunha; PAULA, Andréia Narciso N. R. de; LIMA, Samuel do Carmo. Implantação da agricultura comercial no Município de Buritizeiro, cerrado mineiro: o uso capitalista dos recursos naturais. 2003. São Paulo: Blücher, 2005.

GAMA, Maria das Graças C. Cunha. 2006. Água, Vereda, Veredeiro: um estudo sobre as agriculturas camponesa e comercial, nas cabeceiras do rio Formoso, em Buritizeiro-MG. 2006. 111 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geografia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Uberlândia.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em:<http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=310940&search=%7C%7Cinfogr%E1ficos:-dados-gerais-domunic% EDpio >. Acesso em: 28outubro 2014.

_______. Metodologia das estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros para 1º de julho de 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 30outubro 2014.

JÚNIOR, João Cleps et al. Estado e Capital: as conseqüências sócio--ambientais do uso intensivo dos recursos naturais no município de Buritizeiro-MG.Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/1017. pdf>. Acesso em: 30outubro 2014.

KOPPEN, W. Climatologia. México. Fundo de Cultura Econômica. 1948.

MENDONÇA, G. L. 2014. Pré-Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico. SAAE/Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Buritizeiro – MG, Setor de Meio Ambiente. Relatórios Técnicos.

ODM – Objetivos do Milênio. Perfil Municipal: Buritizeiro. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIZEIRO-MG. Câmara de Vereadores. Lei Municipal nº 322/1978.

SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Buritizeiro. Relatório: Abastecimento de água no meio rural: 2014 – Buritizeiro: Sessão de Saneamento Rural.

SAUER, Sérgio e TUBINO, Nilton Luis Gogoy. A sustentação financeira de organizações do patronato rural brasileiro.IN:__Revista NERA. Presidente Prudente,ano X. nº11. p.131 – 148. jul. – dez. 2007.

VIANA, V. M. F. C. 2006. Estudo Geológico Ambiental das Veredas do Rio do Formoso no Município de Buritizeiro - MG. 2006. 71 p. Dissertação (Mestrado em Geologia)-Instituto de Geociências – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

FONSECA, A. I. A.; MENDONÇA, G. L. As comunidades rurais do município de buritizeiro/MG e a importância do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE na saúde pública da população. Revista Cerrados, [S. l.], v. 12, n. 01, p. 149–164, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2982. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)