A Universidade Estadual de Montes Claros e o papel da Geografia no desvendamento do espaço norte mineiro
Palavras-chave:
Pesquisa. UNIMONTES. Departamento de Geociências. Curso de Geografia. Norte de Minas.Resumo
A pesquisa é um instrumento de mudança face aos seus resultados que podem servir como base para políticas públicas que atendam as necessidades da população. Nesse sentido, esse trabalho visa discutir a contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e do Departamento de Geociências quanto à pesquisa no norte de Minas. A metodologia utilizada consistiu-se em pesquisa bibliográfica e documental. Concluí-se que a Instituição e o curso de Geografia nos seus 50 anos de história, contribuíram com a região através da formação de profissionais, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e fortalecendo o ensino público de qualidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
CARDOSO, J. M. A. A Região Norte de Minas Gerais: um estudo da dinâmica de suas transformações espaciais. 1996. Dissertação (Mestrado em Economia) – PIMES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1996.
FAPEMIG. Relatório de Atividades FAPEMIG 2010. Belo Horizonte, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos demográficos – 1960 a 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
LEITE, Romana de Fátima Cordeiro. Norte de Minas e Montes Claros: o significado do ensino superior na (re) configuração da rede urbana regional. (dissertação). Uberlândia, 2003.
PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas (Tese em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
PEREIRA, Anete Marília, SOARES, Maria Ivete. Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas Gerais. Montes Claros: Editora Unimontes, 2004.
MATOS, R. E. da S.; SATHLER, D.; UMBELINO, G. Urbano Influente e Rural Não-Agrícola em Minas Gerais. Disponível em www.cedeplar.ufmg.br/diamantina2004/textos/D04A060. PDF. Acesso em:15/07/2010.
RIBEIRO, R. F. História ecológica do sertão Mineiro e a formação do patrimônio cultural sertanejo. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 47-106.
RODRIGUES, L. Contribuição da agricultura irrigada ao desenvolvimento regional. In: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 141-188.
UNIMONTES. Projeto Pedagógico curso de Geografia. Montes Claros, 2008.
Sites:
www.cnpq.br
www.capes.gov.br
www.inpe.br
www.fapemig.br
www.unimontes.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.