Educação à distância: um olhar na licenciatura em Geografia
Palavras-chave:
Educação à Distância - Ensino/Aprendizagem – Geografi aResumo
O curso de Geografia da Unimontes foi criado no ano 1964 e a partir de 2008 expandiu-se virtualmente através da Educação à Distância. Neste contexto,
pretende-se inseri-lo no novo modelo de educação que tem como base a utilização de tecnologias. Este artigo tem como objetivo compreender o curso de
Geografia da UAB/EAD/ Unimontes, sob a ótica dos cursistas do 7º período das cidades polo de Itamarandiba, Janaúba e Pompéu – MG. Para tanto, adotou-se como metodologia: a pesquisa bibliográfica seguida de aplicação de questionário. O presente trabalho estrutura-se em três partes: Breves considerações da Educação à Distância, o processo de ensino/aprendizagem da EAD e as reflexões dos cursistas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. S. Educação a Distância: Concepções dos alunos de Biologia das Faculdades Jorge Amado. Candombá – Revista Virtual, v. 3, n. 2, p. 112–122, jul – dez 2007.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. IBGE: Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfi l. php?sigla=mg#>.Acesso em 01 março. 2012.
MENDES, C. C.; MILLA, G. L.; MIRANDA, R. P.; MORAES, R. L.; ALBERTI, T. F.; BEHAR, P. A.; Possibilidades e Limites no Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância. Novas Tecnologias na Educação. V. 5 Nº 2. CINTED-UFRGS. 2007.
Disponível em: . Acesso em 02 março. 2012.
MORAN, José Manoel. O que é educação à distância, 2002. Disponível em:<https://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm>. Acesso em 05 março.2012.
MORAIS FILHO, Luiz Augusto de. Autonomia do aluno de EAD. 2006. Disponível em: <https://www.elearningbrasil.com.br/home/artigos/artigos.asp?id=3428>. Acesso em 08 março. 2012.
NEVADO, Rosane Aragon. Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-Aprendizagem: do “ensino na rede” a “aprendizagem em rede”. In: Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem, Boletim 15, Ministério da
Educação, 2005. Disponível em: <https://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151043Nov asFormasAprender.pdf>. Acesso em 03 março. 2012.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 27-52.
VIEIRA, Fábia Magali Santos. Ciberespaço e Educação: Possibilidades e limites da interação dialógica nos cursos online Unimontes Virtual. (Mestrado em Tecnologias na Educação) Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.