Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/rc24482692202118

Palavras-chave:

Agrarian geography, School content, Textbook, Critical education

Resumo

A finalidade deste trabalho consistiu em analisar a temática agrária no livro didático a partir das perspectivas estudantis detalhadas em questões relacionadas e comparadas com o livro didático adotado: Expedição Geográfica, 6º ano do ensino fundamental (2015). Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários para 64 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek do município de Santa Luzia d’Oeste, com posterior análise documental do material didático. A lente teórica adotada foi a educação crítica (FREIRE, 1987; 2002), concepção que sustenta as relações indissociáveis entre sociedade e escola com vistas às transformações sociais. Neste sentido, reconhece a importância de os estudantes apreenderem os atuais problemas sociais e ambientais que vêm impactando as estruturas agrárias no Brasil. Conclui-se que as percepções de aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental acerca das questões agrárias se aproximam das perspectivas descritas pelo livro didático, e este, por sua vez, está correlacionado ao planejamento anual do professor, e assim, postulam uma visão ancorada nas expectativas das políticas neoliberais sem questionar os seus efeitos na região amazônica, demandas para um processo formativo de cunho problematizador.

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Biografia do Autor

Ricardo Gilson da Costa Silva, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho (RO), Brasil

É Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor do Departamento de Geografia - DGEO, coordeandor do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGG e docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - DHJUS da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Mirian Pereira Suave, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho (RO), Brasil

É Graduada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é Professora de Geografia da Rede Pública Estadual de Ensino (SEDUC/RO).

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Ji-Paraná (RO), Brasil

É Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professora do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Ji-Paraná).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

SILVA, R. G. da C.; SUAVE, M. P.; NEVES, J. G. Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no Ensino Fundamental. Revista Cerrados, [S. l.], v. 19, n. 02, p. 20–51, 2021. DOI: 10.46551/rc24482692202118 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3878. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos

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