A Ferrovia Sorocabana: o auge, a decadência, a concessão à iniciativa privada e a proposta de reativação

Autores

DOI:

10.46551/rc24482692202208

Palavras-chave:

Ferrovia Sorocabana. Concessão. Reativação da ferrovia. Trecho entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio.

Resumo

A Ferrovia Sorocabana foi criada em 1876 e teve um papel importante na organização do território paulista, no transporte de cargas e passageiros. Com o desenvolvimento da industrialização a partir dos anos de 1950, as ferrovias começaram a perder sua importância dando espaço às rodovias. Nos anos 1970, a Ferrovia Sorocabana passou a ser administrada pela FEPASA - Ferrovia Paulista S/A. A partir dos anos 1990 iniciou-se o processo de desestatizações das ferrovias federais e estaduais, a ferrovia passou por transformações e foi concedida à América Latina Logística (ALL), sendo desativado o trecho entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Porém, nos últimos anos iniciou-se o debate pela reativação desse trecho da ferrovia Sorocabana por algumas entidades locais e regionais, entre elas, a União das Entidades de Presidente Prudente. Este artigo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre a ferrovia Sorocabana, destacando sua origem, seu papel, a concessão à iniciativa privada e a proposta de reativação. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, em pesquisas em sites (DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, ALL - América Latina Logística S.A., VLI - Sistema de Logística Integrada), visita ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana no município de Sorocaba/SP, entrevistas e aplicação de questionários em órgãos públicos e privados, como Prefeitura Municipal, Núcleo de Desenvolvimento Regional de Presidente Prudente e UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente).

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sampaio, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente (SP), Brasil

É Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo.

Endereço: R. Roberto Símonsen, 305 - Centro Educacional, Pres. Prudente - SP, 19060-900.

Maria Terezinha Serafim Gomes, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente (SP), Brasil

É Graduada e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Endereço: Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente, Rua Roberto Símonsen, 305, Centro Educacional, Pres. Prudente – São Paulo, Brasil. CEP: 19060-900.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

SAMPAIO, C. E.; GOMES, M. T. S. . A Ferrovia Sorocabana: o auge, a decadência, a concessão à iniciativa privada e a proposta de reativação. Revista Cerrados, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 187–220, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692202208. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4580. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos

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