Os componentes físico-naturais do espaço geográfico na Educação Básica: situando as investigações sobre as rochas

Autores

DOI:

10.46551/rc24482692202408

Palavras-chave:

Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, Rochas

Resumo

Este artigo foi elaborado com o objetivo de explorar como os conhecimentos relacionados aos componentes físico-naturais do espaço geográfico, especificamente as rochas, têm sido abordados nas pesquisas no campo do ensino de Geografia. Para isso, analisamos os anais do Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia e do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG), além dos periódicos Acta Geográfica e Revista Brasileira de Educação Geográfica, assim como teses e dissertações defendidas entre 2009 e 2023. Esses são considerados importantes veículos para a divulgação do conhecimento nessa área específica. Utilizando a revisão bibliográfica como procedimento metodológico, contabilizamos e analisamos as produções relacionadas ao ensino dos componentes físico-naturais e das rochas publicadas durante o período analisado. As leituras e análises indicaram que, embora o trabalho com os componentes físico-naturais tenha sido ampliado significativamente nos últimos anos, as produções acerca das rochas ainda se apresentam de forma tímida. Ademais, ressalta-se que muitos professores relatam dificuldades em trabalhar com essa temática por considerá-la distante de suas realidades. Destacamos que o ensino desse componente na Educação Básica, a partir do trabalho com situações-problema, pode auxiliar os estudantes a compreenderem melhor seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Satil de Oliveira, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia (GO), Brasil

É graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é mestranda na Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora da Rede Básica de Ensino.

Endereço: Av. Esperança s/n, Campus Samambaia. Goiânia – Goiás, Brasil, CEP 74.690-900.

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia (GO), Brasil

É graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Endereço: Av. Esperança s/n, Campus Samambaia. Goiânia – Goiás, Brasil, CEP 74.690-900.

Referências

ALVES, Adriana Olivia; SOUZA, Malu Ítala Araújo. A Geografia nos anos iniciais: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solo-rocha. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S./l.], v. 5, n. 10, p. 277-299, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 32, 19 fev. 2002.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário nacional: currículo em movimento- perspectivas atuais, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia (GO): Editora C&A Alfa Comunicação, 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013. (Coleção ciências sociais). 186 p.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. A abordagem dos componentes físico-naturais nas aulas de Geografia nas escolas públicas de Taguatinga- Distrito Federal. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 13., Belo

Horizonte, 2017. Anais... Belo Horizonte – MG: UFMG, 2017.

ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., São Paulo, 2019. Anais... São Paulo – SP: UNICAMP, 2019.

FÓRUM NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA,10, 2020. Percursos teórico-metodológicos e práticas da Geografia Escolar. Anais...Goiânia/GO, 2020. Disponível em: http://nepeg.com/forum/.

KLEIN, Cornelis; DUTROW, Barbara. Manual de Ciências dos Minerais. 23. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LIMA, Cláudia Valéria. A abordagem de conteúdos geológicos na educação básica. In: Colóquio De Pesquisadores Em Geografia Física e Ensino de Geografia, 2, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2016. CD-ROM.]

MENDES, Samuel de Oliveira; NOVAIS, Gean Santos de; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Os componentes físico-naturais do Espaço no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG). Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 13, 2017, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte- MG: UFMG, 2017.

MENDES, Samuel de Oliveira; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. A Produção sobre os componentes físico-naturais no Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. X Fórum Nacional NEPEG, 10, 2020, Goiânia. Anais... Goiânia- GO: UFG, 2020.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino na Geografia Escolar. In: Temas da Geografia Básica na Escola. 1. ed. Campinas, São Paulo. Papirus, 2013.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. 2011. 310 f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; ASCENÇÃO, Valéria Roque. Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, p.1-25, 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S./l.], v. 5, n. 2, p.154-164, 2014.

SILVA, Cristóvão Henrique Ribeiro da; COSTA, Alessandro Veloso da. A Geologia na escola como prática pedagógica em Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 10, 2009, Porto Alegre. Anais… Rio Grande do Sul - RS: UFRGS, 2009.

SOUZA, Malu Ítala Araújo. O ensino de Geografia e a mobilização de conceitos nos anos iniciais: uma leitura da paisagem a partir dos conteúdos relevo-solo-rocha. 2016. 183. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, Amanda Satil de; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Os componentes físico-naturais do espaço geográfico na Educação Básica: situando as investigações sobre as rochas. Revista Cerrados, [s. l.], v. 22, n. 01, p. 194–216, 2024. DOI: 10.46551/rc24482692202408. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/7115. Acesso em: 22 jul. 2024.