Os componentes físico-naturais do espaço geográfico na Educação Básica: situando as investigações sobre as rochas
DOI:
10.46551/rc24482692202408Palavras-chave:
Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, RochasResumo
Este artigo foi elaborado com o objetivo de explorar como os conhecimentos relacionados aos componentes físico-naturais do espaço geográfico, especificamente as rochas, têm sido abordados nas pesquisas no campo do ensino de Geografia. Para isso, analisamos os anais do Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia e do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG), além dos periódicos Acta Geográfica e Revista Brasileira de Educação Geográfica, assim como teses e dissertações defendidas entre 2009 e 2023. Esses são considerados importantes veículos para a divulgação do conhecimento nessa área específica. Utilizando a revisão bibliográfica como procedimento metodológico, contabilizamos e analisamos as produções relacionadas ao ensino dos componentes físico-naturais e das rochas publicadas durante o período analisado. As leituras e análises indicaram que, embora o trabalho com os componentes físico-naturais tenha sido ampliado significativamente nos últimos anos, as produções acerca das rochas ainda se apresentam de forma tímida. Ademais, ressalta-se que muitos professores relatam dificuldades em trabalhar com essa temática por considerá-la distante de suas realidades. Destacamos que o ensino desse componente na Educação Básica, a partir do trabalho com situações-problema, pode auxiliar os estudantes a compreenderem melhor seu cotidiano.
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