A cidade-empresa e a gestão das tensões espaciais
DOI:
10.46551/rc24482692202411Palavras-chave:
Espaço urbano, Responsabilidade social empresarial, Gestão das tensões espaciaisResumo
Nos últimos anos, cresceu a participação e o engajamento político das empresas, integrando o que se convencionou chamar de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O artigo, resultado de um aprofundamento teórico de uma dissertação de mestrado, buscou demonstrar, por meio de um arcabouço bibliográfico, como a produção do espaço se contrapõe a uma suposta prática social solidária e sustentável que pretende explicar a crescente participação e engajamento político das empresas. Essas, por sua vez, operam a transformação das dinâmicas espaciais nas cidades em “negócio social”, fazendo da própria questão social um instrumento da submissão neoliberal. Concluiu-se que as atividades de RSE têm como finalidade superar as barreiras de acumulação de capital, o que depende da gestão das tensões espaciais decorrentes de sua atuação, além de utilizar a questão social como vantagem competitiva dentro do sistema concorrencial capitalista. O avanço político das empresas na prestação de serviços sociais tem sido um assunto pouco abordado pela análise geográfica, necessária para compreender o contexto das estratégias privatistas que impactam as cidades.
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